Entenda como Big Data está transformando o mercado financeiro

Leonardo Reis Vilela

20 outubro 2016 - 17:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:33

Pessoas entusiasmadas tendo uma reunião em escritório

Algumas tecnologias estão mudando completamente a forma como empresas lidam com as suas rotinas e processos de mercado. Entre elas, podemos destacar Big Data. Essa forma inovadora de analisar informações está causando um grande impacto em vários setores, como é o caso do mercado financeiro.

Big Data permite que organizações de todos os tipos avaliem grandes conjuntos de informações com o auxílio da nuvem. Assim, não só os processos de tomada de decisão tornam-se mais precisos, mas também os seus serviços e produtos.

O que é Big Data?

A análise de dados faz parte do dia a dia de vários empreendimentos. Verificando informações sobre os seus usuários, processos internos e rotinas de trabalho, empreendimentos conseguem avaliar melhor a sua posição no mercado e tomar medidas mais assertivas. Quando bem-feita, a análise de dados também torna o negócio mais preparado para responder a mudanças no mercado e novas tendências.

Big Data foi criado para tornar esse processo mais eficaz e escalável. Com a popularização de redes sociais, sistemas web e smartphones, o número de informações que podem ser utilizadas por empresas tornou-se muito maior. Diante disso, fez-se necessário utilizar algoritmos poderosos para identificar como vários fatores impactam nas receitas de uma empresa.

Com técnicas avançadas de estatística, captura e processamento de dados, é possível criar rotinas de análise que combinam velocidade, escalabilidade e performance. Assim, uma grande variedade de informações é avaliada continuamente, criando insights precisos sobre vários fatores.

Como essa tecnologia está impactando o mercado financeiro

No mercado financeiro, Big Data passou a ser utilizado em várias empresas. Do setor de crédito ao de investimentos, a análise de dados reduz fraudes, aumenta lucros e torna serviços mais econômicos. Além disso, registros financeiros passam a ser parte das estratégias de mercado, com empreendimentos conseguindo responder melhor às demandas do mercado.

A avaliação de risco, durante os processos de tomada de crédito, torna-se mais precisa. Avaliando vários fatores (que vão de postagens em redes sociais ao histórico financeiro do cliente), instituições bancárias conseguem identificar fraudes e o perfil econômico de cada consumidor. Como consequência, o portfólio de serviços será mais adequado ao público-alvo do empreendimento.

Empresas de investimento também conseguem se beneficiar do Big Data. Com a avaliação rápida de vários fatores relacionados a situação financeira de uma empresa ou do mercado, o empreendimento consegue identificar quais são as melhores opções de investimento do mercado. Assim, a capacidade de gerar receitas do negócio tornam-se continuamente mais ampla.

A criação de serviços eficazes com a análise de dados

O uso de Big Data está impactando vários empreendimentos. Ao longo dos últimos anos, empresas do mercado financeiro conseguiram criar rotinas mais eficazes, avaliar com mais velocidade tendências de mercado e rastrear fraudes com maior precisão.

A análise de dados passa a ser vista como uma ferramenta estratégica, tornando a empresa mais preparada para lidar com mudanças no mercado e com os desafios do mundo digital.

Nesse cenário, um novo tipo de instituição financeira surgiu. Chamadas de fintechs, essas startups são capazes de atrair millennials para o universo financeiro e ainda ter custos baixos. Tudo isso graças ao poder da tecnologia. Ficou interessado? Saiba mais aqui!

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador e celular exibindo gráficos
5 benefícios de adotar um chatbot na sua PME ...
quais-as-tendencias-de-tecnologia-para-o-mercado-financeiro
Quais as tendências de tecnologia para o mercado financeiro? ...
Pessoa utilizando celular interagindo com inteligência artificial
Geração Y aposta em IA para evitar interação humana ...