A importância da abordagem baseada em risco e KYC nas empresas

Vitor Precioso

04 setembro 2020 - 11:59 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Ilustração de um celular e gráficos representando cibersegurança

A abordagem baseada em risco é uma metodologia essencial para instituições reguladas que buscam dirimir risco de exposição da organização em aspectos legais, reputacionais e outros também relevantes. Implantar a prática conhecida como KYC, ou Know Your Customer, é algo básico em busca dessa proteção. E há ferramentas que servem de apoio nesse processo.

Quer entender melhor a importância dessa abordagem para uma organização? Vale a pena continuar a leitura deste artigo. 

Entenda como a abordagem baseada em risco é importante para uma empresa

A abordagem baseada em risco também é conhecida como ABR e se trata de um tema essencial quando o assunto é prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD/FT). 

Com esse método, é mais simples avaliar riscos e adotar controles adequados a eles. 

Para viabilizar uma gestão de risco eficaz, é preciso conhecer o cliente, a origem dos recursos dele e outros detalhes que demonstram idoneidade. O que é conhecido como Know Your Customer, ou KYC.

Embora não haja um procedimento único para estabelecer uma mentalidade focada à análise de risco na empresa, há ações que podem ser adotadas como estímulo para que esse cuidado faça parte do dia a dia. 

Criando uma estrutura para PDL/FT

Uma das ações possíveis de adotar é a estruturação de uma política de Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PDL/FT). 

Além disso, é de extrema importância contar com independência em auditorias internas para a fiscalização das atividades determinadas nessa diretriz. 

Avaliações internas e treinamento ajudam a manter gestão de risco

Também é interessante fazer análises periódicas de uma avaliação interna de risco. Isso contribui para evitar falhas tanto humanas como de sistemas, por exemplo. Colaboradores devem estar treinados e aptos a aplicar às melhores práticas para a prevenção de PDL/FT.

Criar um programa de treinamento de PLD/FT proporciona melhores condições de resguardar à organização de potenciais riscos regulatórios, financeiros, reputacionais e também legais. 

A periodicidade dessa atualização pode variar de acordo com a necessidade de cada segmento de negócios. No entanto, a Anbima recomenda que as áreas que possuem contato com cliente, em especial e  sem prejuízo das demais áreas, devem ter programas contínuos de treinamento. E tudo bem essas ações variarem entre workshops, fóruns de discussão ou seminários, entre outros tipos de cursos.

Atenção a ajustes é necessária

Sempre que necessário, é fundamental reformular regras, procedimentos e controles internos para que as atividades de prevenção de riscos transcorram sem obstáculos. 

O uso de tecnologias modernas também auxilia a ser eficaz no controle dos riscos. E por isso é interessante contar com uma ferramenta como o Data Engine.

Como o Data Engine pode ajudar

O Data Engine é uma plataforma de validação cadastral e consulta de dados criada pela Cedro Technologies. É uma aliada para PLD e está relacionada com outras práticas de compliance, como Know Your Client (KYC), Employee (KYE), Partner (KYP) e Due Diligence.

O Data Engine automatiza processos de busca de dados. Assim, os analistas dispõem de mais tempo para avaliação deles. Isso contribui para a redução de custos, obtenção de respostas rápidas e melhor prevenção rotineira. 

Um destaque dessa ferramenta é o Background Check, em que são disponibilizadas várias informações sobre uma pessoa a partir do número do CPF. Todas as pontuações de score são editáveis, ou seja, é possível atribuir uma pontuação para cada uma das fontes consultadas.

Outro atrativo é a flexibilidade da ferramenta para integrações. O Data Engine pode ser configurado via APIs (REST) para automação de processos. 

Também é possível fazer integrações diversas com sistemas de gestão empresarial (ERPs), de relacionamento com o cliente (CRMs) e soluções de backoffice. E é simples acessar o Data Engine através de uma interface web.

Por fim, uma novidade é o novo módulo de análise de risco reputacional, que torna a checagem de antecedentes ainda mais efetivo.

Quer conhecer melhor outros detalhes do Data Engine? Acesse este post aqui!

Recomendados para você

Desenho de pessoa utilizando celular para se comunicar com inteligência artificial
Por que Chatbot é considerado como a nova onda da comunicação? ...
Pessoa utilizando celular com símbolo de rede envolvendo dinheiro
6 razões para ter um processo de abertura de contas digitais já! ...
Homem sorrindo analisando dados em computador
Blog e Sites de Tecnologia da Informação ...