Qual é a diferença entre consulta e validação de dados no Data Engine?

Vitor Precioso

13 junho 2019 - 11:05 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Homem usando computador trabalhando com validações

O Data Engine é uma plataforma desenvolvida pela Cedro Technologies que integra os principais bureaus de dados do mercado, visando auxiliar continuamente as empresas na tomada de decisões de análise de créditos e de negócios.

Essa solução é utilizada principalmente para duas necessidades de negócios: a consulta e a validação. É muito comum haver confusão entre essas funcionalidades. Nesse artigo, mostramos mais claramente para você quais são as diferenças. Confira:

Consulta no Data Engine

A consulta é realizada quando você precisa encontrar um dado que você não possui. Por exemplo, você possui o CPF de um cliente e precisa encontrar informações sobre o endereço.

O Data Engine, então, interage com determinada fonte para buscar essa informação. É como se a plataforma perguntasse, por exemplo, “Qual o endereço desse CPF (123.456.789-00)?” e recebesse como resposta “O endereço do CPF 123.456.789-00 é Av. João Naves de Ávila, nº 262, bairro Centro, cidade Uberlândia”.

Validação no Data Engine

A validação é outra funcionalidade existente no Data Engine.  As consultas são realizadas nas bases originais do governo e também nos principais bureaus de dados do mercado para garantir a validação e verificação dos dados. O retorno da validação é o índice de similaridade em conjunto com verdadeiro ou falso.

Clientes da Cedro Technologies que utilizam esta modalidade conseguem parametrizar a similaridade (%) de validação de cada campo conforme a sua necessidade de negócio. Entenda melhor essa funcionalidade:

Regra de similaridade

A regra de similaridade é uma funcionalidade importante para a validação cadastral. Por diversas razões, é possível que exista variações entre os termos enviados pelo cliente ou coletados pela empresa com os dados que a fonte possui para validar informações.

Neste caso, o Data Engine pode habilitar uma regra de similaridade, ou seja, estabelecer um parâmetro de semelhança entre o dado enviado e a informação validada.

Se, por exemplo, o usuário envia o nome de solteira da mãe para validação e a fonte possui o nome de casada, é possível aprovar a informação a partir da semelhança. A porcentagem para confirmação da informação pode ser definida na configuração do Data Engine.

Utilize o Data Engine no seu negócio!

Com o Data Engine, sua empresa consegue automatizar processos de consulta, validação cadastral, abertura de contas e Know Your Client (KYC).

Utilize essa ferramenta no seu negócio! Entre em contato com nossos especialistas e acesse diversas fontes diferentes simultaneamente para gerar um dossiê reputacional completo sobre o seu cliente.

Recomendados para você

Pessoa trabalhando em um laptop em uma mesa com livros
Gestão de cadastros: como essa prática otimiza o backoffice? ...
Homem utilizando computador com email aberto numa sala de reuniões
API para validação de RG / Identidade – Com Data Engine ...
Pessoa interagindo com projeção de rede de arquivos
O que é avaliação interna de risco? ...