Abertura de Conta Digital – Software e Tecnologia

Vitor Precioso

12 janeiro 2017 - 12:26 | Atualizado em 13 junho 2023 - 14:28

Mulheres sentadas utilizando celular

Já escrevemos em nosso blog sobre como o marketing digital pode alavancar as instituições financeiras e Fintechs. Dentro desta estratégia, temos a experiência do usuário (UX) como pilar de todo o processo de interação da empresa com os seus usuários. Nas instituições financeiras, isso não é diferente – pelo contrário: inicia-se no onboarding do cliente, ou seja, na sua abertura de conta digital, e percorre todo o relacionamento do cliente com a instituição por meio da internet.

Soluções para abertura de conta digital

Para apoiar as instituições, a Cedro tem investido em processos, tecnologia, software e UX para criar soluções de abertura de conta digital. A solução é dividida em três subsistemas: o front-end de interação com o usuário, o backoffice para acompanhamento dos cadastros, validações, onboarding e KYC (know your client) e Engines que possibilitem a automação da validação do cadastro do cliente, seja com consultas em bureaus, redes sociais, serviços cognitivos e outras fontes de terceiros que possam contribuir com a validação e abertura de contas.

Como implementar o front-end?

O front-end é tão importante quanto o processo de validação (compliance e regras). O front deve prover uma experiência incrível para evitar abandono do processo de abertura, seja no início ou ao longo do preenchimento. O front-end deve ser construído com as melhores práticas de UX e de acordo a persona que se deseja atingir. O front pode ser em diversas tecnologias como web, desktop, mobile, chatbot e outras.

Backoffice e esteira de validação

A esteira de validação deve permitir que as áreas de backoffice do cadastro, compliance e marketing envolvidos consigam acompanhar as conversões e intervir no processo de cadastro. Por um lado a esteira deve prover informações seguras quanto a validação de PLD (prevenção a lavagem de dinheiro) e KYC (know your client), mas também para que o marketing e áreas comerciais envolvidas consigam mensurar o custo da abertura de uma conta na organização.

Engine de validação

Para prover uma boa experiência para o usuário (abertura de contas digitais precisa ser rápida) e também para garantir o ganho de escala, é recomendável a integração de Engines (APIs) de validação automática. Já há no mercado diversas APIs disponíveis seja para bureaus de crédito, tribunais de justiça, leitura de mídias negativa e outras APIs que consigam garantir a validação de PLD e KYC.

Se a sua organização pretende implementar ou melhorar o processo de abertura de conta digital, fale conosco. A Cedro já apoiou diversas organizações na melhoria do processo de abertura de conta digital com tecnologia, software, mapeamento de processos e UX.

 

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador com símbolo de engrenagens ao lado da imagem
Como a arquitetura de Microservices colabora com os métodos ágeis? ...
Pessoas com as mãos unidas
Habilidades comportamentais que todo programador ou cientista de dados deveria d ...
Pessoa utilizando celular com símbolos digitais projetados
Banco 4.0: Brasil se prepara para receber o Open Banking ...