O que é Due Diligence? Entenda como ajuda na prevenção de riscos do seu negócio

Vitor Precioso

06 agosto 2019 - 09:21 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Graficos e pessoas com uma sombra de cidade ao fundo ilustrando due diligence

Na área de compliance, muitos termos técnicos são utilizados para nomear práticas e garantir o alinhamento às legislações, normas e políticas internas das corporações. KYC, PLD, AML são siglas frequentemente utilizadas. Mas você sabe o que é Due Diligence? Continue a leitura deste artigo que exploraremos um pouco mais sobre esse conceito.

O que é Due Diligence?

Due Diligence é um termo em inglês que pode ser traduzido como diligência prévia. Se refere ao processo de buscar todas as informações de uma determinada empresa. Por isso, diversos aspectos são considerados, como área de atividade, projeções de faturamentos, quadro de sócios, perspectivas do futuro do negócio, os ativos e passivos da companhia, entre diversos outros aspectos.

Essas informações são importantes para a avaliação em diversas situações, como parcerias comerciais, contratação de fornecedores, liberação de crédito, entre outras.

Esse processo permite que a tomada de decisões do negócio seja baseada em dados e não meramente em suposições, conhecimento superficial ou contato com os proprietários, por exemplo. A partir das informações concretas é possível entender a real situação do negócio e obter mais garantia para sua empresa nessa relação.  

Due Diligence está atrelada a diversas outras práticas como Know Your Client (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Anti-Money Laundering (AML)

Utilize o Data Engine para Due Diligence

O Data Engine é a plataforma apoio a compliance, validação cadastral e enriquecimento de dados desenvolvida para Cedro Technologies. Seu negócio pode automatizar processo de checagem de informações e ganhar muito mais agilidade e autonomia no processo. 

Com o número de CNPJ, você tem acesso rápido a diversas informações sobre pessoas jurídicas, como quadro societário, Sintegra, Receita Federal, fontes de compliance, entre diversas outras informações. Além disso, você também pode consultar as informações das pessoas físicas vinculadas ao negócio para identificar Pessoas Politicamente Expostas (PEP), relacionamentos pessoais, restrições e muito mais. 

Conheça o Data Engine! Crie sua conta rapidamente.

Recomendados para você

Pessoas analisando folhas com gráficos
O êxito corporativo com base nas previsões de dados ...
Mulher sorrindo utilizando computador em cafeteria
Abandono de cadastros digitais: como reduzir no mercado financeiro. ...
Pessoa usando computador e ícones de segurança ilustrando LGPD
LGPD: como priorizar a segurança da informação ...