4 formas de utilizar inteligência artificial em sua empresa

Rogério Marques

05 setembro 2017 - 14:10 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:48

Pessoas em mesa de reunião vendo mulher escrevendo em cavalete

O uso de tecnologia inteligente no setor empresarial vem ganhando cada vez mais espaço com o decorrer dos anos. Isso tem acontecido principalmente por conta de seus inúmeros benefícios à produtividade e ótimos resultados gerados pela automatização e digitalização de processos.

Segundo a consultoria da BCC Research, apenas em 2013, o mercado de inteligência artificial somou cerca de U$ 5,3 bilhões e pode chegar a U$ 15,2 bilhões até 2019. Isso significa que os investimentos no setor crescem aproximadamente 20% ao ano.

Portanto, para manter o seu negócio competitivo e alinhado às tendências tecnológicas mais inovadoras da atualidade, separamos algumas formas de utilizar inteligência artificial em sua empresa. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

O que é inteligência artificial?

Durante muitos anos a inteligência artificial foi retratada por filmes de ficção científica como uma tecnologia usada para dar vida a máquinas e robôs com características humanas, mas você sabe como ela, de fato, funciona na vida real?

Basicamente, as principais características que definem uma inteligência artificial são a capacidade de aprender e se adaptar a mudanças em tempo real, operando de forma autônoma (sem necessidade de supervisão humana), além de ser capaz de se comunicar com outras máquinas.

Não é coincidência que cada vez mais empresas estejam investindo no uso desse tipo de tecnologia, para otimizar os seus processos operacionais.

Entre as formas que a inteligência artificial pode ser usada em seu negócio, podemos citar:

1. Melhorias na experiência do consumidor

Por oferecer um atendimento rápido, eficiente, personalizado e disponível em tempo integral, a inteligência artificial se mostra como uma grande solução para a área de atendimento ao cliente.

Além disso, tecnologias como os chatbots, que utilizam inteligência artificial para se comunicar com humanos, têm se mostrado muito capazes de resolver problemas com um baixo índice de transtornos, aplicando até mesmo técnicas de fidelização.

Por isso, a IA tem sido tão utilizada por profissionais de marketing como forma de mensurar estratégias relacionamento entre cliente e empresa, visando melhorar a experiência do consumidor.

2. Automação de tarefas

Sem dúvidas, uma das principais aplicações da inteligência artificial no meio empresarial é a automação de tarefas de maneira escalável e eficiente.

Quanto menos trabalho for realizado manualmente, sendo automatizado por sistemas inteligentes, mais tempo para se dedicar na própria capacitação a sua equipe terá, tornando o negócio mais rentável e produtivo.

Vale lembrar que desde as tarefas mais simples, mas que tomam tempo e trabalho todos os dias, até as mais complexas, que demanda mais esforço e dedicação de um funcionário, podem ser automatizadas.

3. Análise de performance dos colaboradores

Um sistema baseado em inteligência artificial é capaz não somente de otimizar a produtividade dos colaboradores por conta da automação de tarefas, mas também de analisar a performance de cada membro da equipe, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço e possibilitar que os gestores adotem as melhores práticas.

4. Gestão do setor de Recursos Humanos

Com o decorrer dos anos, o setor de RH se tornou um departamento muito relevante para as empresas.

Por isso, seus relatórios e análises, hoje em dia, são realizados com base em sistemas tecnológicos, permitindo que um grande volume de informações sejam geridas com eficiência e assertividade.

O uso de inteligência artificial no setor de RH permite que a comunicação desse departamento com outros setores da empresa seja mais ágil, facilita o reconhecimento de padrões e tendências, além de permitir avaliações mais amplas e detalhadas sobre o desempenho dos colaboradores.

Agora que você já sabe como utilizar a inteligência artificial em sua empresa, leia o nosso post e confira também as vantagens de investir em pesquisa e inovação!

Recomendados para você

Homem de terno utilizando o celular ilustrando gestão
Os oito grandes erros de gestão de TI ...
Busto de uma pessoa e gráficos em primeiro plano
Face Match: uso de IA para aprimorar a validação cadastral ...
Pessoas analisando dados em mesa com computador exibindo códigos de programação
Python é a principal linguagem na ciência de dados? ...