Wearable Devices: o que são as tecnologias vestíveis?
Por Rogério Marques
27 julho 2016 - 17:57 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46
Recentemente, publicamos um artigo sobre 5 tendências de tecnologia da informação para o mercado financeiro. Na ocasião, citamos o avanço de algumas tecnologias e inovações, incluindo os gagdets vestíveis – ou wearable devices.
Mas afinal, o que são wearable devices?
O termo, em tradução livre, é algo como aparelhos vestíveis, que simboliza uma nova abordagem da computação para qualquer tecnologia baseada em dispositivos que estejam conectados diretamente ao usuário. A ideia principal destes dispositivos é que a tecnologia esteja sempre disponível e conectada a uma pessoa, ajudando-a automaticamente a resolver alguma necessidade ou problema.
Neste sentido, o usuário se mantém passivo enquanto a tecnologia reage a determinados comportamentos e percepções. O universo de aplicação desta tecnologia é amplo.
Por exemplo, camisetas com leitura de batimentos cardíacos e nível de estresse, camisetas com fones de ouvidos e óculos (como o Google Glass) que permitem realizar ligações, gravar vídeos, utilizar serviços de GPS e até tirar fotos com uma piscada de olhos. O relógio Apple Watch é outro exemplo importante no mundo atual.
Este mercado é crescente. De acordo com uma recente publicação d’O Globo, o setor deve alcançar cifras de US$ 19 bilhões em 2018. Pra ficar de olho!
Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia, com MBA em Gestão Estratégica e Financeira, Rogério Marques atua há mais de 5 anos com soluções de tecnologia para o mercado financeiro e investimentos. Atualmente é Chief Technology Officer (CTO) na Cedro Technologies.
Deixe um comentário