Wearable Devices: o que são as tecnologias vestíveis?

Rogério Marques

27 julho 2016 - 17:57 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Ilustração de um homem segurando celular e algumas aplicações deste

Recentemente, publicamos um artigo sobre 5 tendências de tecnologia da informação para o mercado financeiro. Na ocasião, citamos o avanço de algumas tecnologias e inovações, incluindo os gagdets vestíveis – ou wearable devices.

Mas afinal, o que são wearable devices?

O termo, em tradução livre, é algo como aparelhos vestíveis, que simboliza uma nova abordagem da computação para qualquer tecnologia baseada em dispositivos que estejam conectados diretamente ao usuário. A ideia principal destes dispositivos é que a tecnologia esteja sempre disponível e conectada a uma pessoa, ajudando-a automaticamente a resolver alguma necessidade ou problema.

Neste sentido, o usuário se mantém passivo enquanto a tecnologia reage a determinados comportamentos e percepções. O universo de aplicação desta tecnologia é amplo.

Por exemplo, camisetas com leitura de batimentos cardíacos e nível de estresse, camisetas com fones de ouvidos e óculos (como o Google Glass) que permitem realizar ligações, gravar vídeos, utilizar serviços de GPS e até tirar fotos com uma piscada de olhos. O relógio Apple Watch é outro exemplo importante no mundo atual.

Este mercado é crescente. De acordo com uma recente publicação d’O Globo, o setor deve alcançar cifras de US$ 19 bilhões em 2018. Pra ficar de olho!

Recomendados para você

Pessoa digitando no computador ilustrando utilização do git
Entenda como usar os principais comandos git ...
Homem interagindo com tablet exibindo dados
Saiba como medir o ROE e por que ele é essencial para empresas ...
Pessoas discutindo projetos em escritório
Cinco principais desafios do CIO de mercado financeiro ...