Por que adotar soluções mobile focando o mercado financeiro?

Rogério Marques

25 janeiro 2016 - 14:08 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Ilustração mostrando uma série de aparelhos de tecnologia

O uso de tecnologias móveis vem crescendo no Brasil e no mundo desde que dispositivos como celulares e tablets entraram no mercado. Com o lançamento de itens como relógios inteligentes e com a Internet das Coisas sendo uma tendência, espera-se que esse crescimento seja ainda mais acentuado.

Nesse sentido, um dos setores que experimentará cada vez mais a participação do mobile é o mercado financeiro de modo a garantir mais comodidade para os clientes.

Para que isso seja possível, é necessário que existam soluções voltadas especificamente para esse mercado. Assim, confira a seguir quais as vantagens de adotar soluções mobile focando o mercado financeiro!

O panorama do mobile no mercado financeiro

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e divulgada em 2015 mostrou que quase metade das operações financeiras no Brasil já são realizadas via mobile.

O valor é impressionante: cerca de 46% das transações possíveis são feitas com a ajuda de dispositivos móveis no país. Mesmo quando são consideradas transações impossíveis por esse meio — como o saque ou depósito —, as transações mobile já são 18% do total.

Como o mercado mobile continuará crescendo no Brasil e no mundo, existe uma necessidade cada vez maior de atender a esse mercado que demanda a praticidade de ter tudo na ponta do dedo sem precisar enfrentar uma série de burocracias.

Outra pesquisa realizada pela Febraban revelou que o salto do mobile banking foi de 0,1% em 2009 para 5,8% em 2013. Nesse mesmo ano, o crescimento do número de transações do tipo foi de 184%. A tendência, portanto, é que esse crescimento continue existindo.

Desenvolvimento de soluções mobile para o mercado financeiro: por que fazer?

Com essa necessidade cada vez maior de incorporar o mobile ao mercado financeiro — e não apenas nos bancos, mas também no mercado de ações e outros investimentos, por exemplo — a possibilidade de desenvolvimento de soluções mobile é cada vez maior.

Mais que apenas atender às necessidades desse mercado volátil e agressivo, investir nesse tipo de desenvolvimento traz vantagens como:

Possibilidade de crescimento

Ao adotar soluções mobile voltadas para esse mercado existe uma possibilidade de crescimento atrelada à crescente participação do mobile nesse mercado. Como o número de uso mobile tende a crescer nos próximos anos, o mercado financeiro não poderá fechar as portas para clientes que querem e precisam de uma solução que os atenda onde estiverem.

Mais adesão ao mundo mobile exige que o mercado financeiro procure mais soluções específicas. O resultado final disso é que você acaba se beneficiando dessa alta na demanda, garantindo um crescimento.

Diferencial competitivo

Mesmo que o uso mobile no mercado financeiro venha ganhando progressivo destaque, a verdade é que essa tendência ainda não foi totalmente percebida ou aceita — nem pelo próprio mercado financeiro e nem pelo mercado de TI.

Entraves como dificuldades na segurança e na identificação ajudam a barrar o desenvolvimento dessas soluções.

Por causa disso, a adoção de soluções complexas e que realmente atendam ao mercado confere um diferencial competitivo para o seu negócio, já que o mercado ainda não está saturado de quem seja capaz de oferecer esse tipo de serviço.

Adaptação ao mercado

Se o mercado financeiro é volátil e agressivo, o mercado de TI é dinâmico e intenso e é muito importante que suas soluções e serviços oferecidos sigam esse padrão. Ao adotar soluções mobile voltadas para o mercado financeiro você estará desenvolvendo e até mesmo antecipando soluções necessárias para um mercado que em breve precisará ainda mais desse tipo de serviço.

Com isso, existe uma adaptação de mercado benéfica para qualquer negócio que deseje se estabelecer e se manter em um ambiente que sofre modificações a todo o momento.

Os benefícios de antecipar tendências incluem a possibilidade de crescimento, o diferencial competitivo e adaptação de mercado, formando uma tríade ideal para que seja possível ter sucesso nos negócios.

Maior conveniência e mais segurança

Quando todo o atual sistema financeiro começou a ser desenhado ainda no século XX, ainda não se previa o atual nível de informatização do mundo e a crescente demanda por realizar transações financeiras na WEB.

Isso gerou muitas barreiras tecnológicas e, principalmente, uma enorme desconfiança dos clientes em relação à segurança em operações realizadas pela internet. Mas, hoje, com as novas soluções mobile que surgiram pensando exatamente nesse segmento no mercado, o sentimento de segurança só aumenta.

Um exemplo são as empresas Atom e Starling que permitem aos clientes bancários logarem via reconhecimento facial e de voz. Isso torna o processo muito mais prático e conveniente, sem a necessidade das pessoas perderem tempo com senhas que nunca lembram ou tokens que não sabem como funciona.

Em fevereiro de 2016, o HSBC anunciou o lançamento de um sistema de biometria de voz e tecnologia de segurança baseado em impressão digital para mais de 15 milhões de correntistas.

Senhas são a principal falha de segurança existente, já que a maioria dos usuários não está habituado a utilizar combinações difíceis de serem imaginadas por mentes más intencionadas e que não sejam facilmente esquecidas, perdidas ou roubadas.

Uma pesquisa estima que 78% das pessoas estão confiantes em ter o seu corpo ou voz como único identificador necessário em transações financeiras e 74% achavam que esse de fato será o formato padrão de senha padrão no futuro.

Mercado em evolução

Analisar como as soluções mobile podem influenciar em seus negócios é atualmente um desafio contínuo já que se trata de um mercado ainda em franca evolução com novidades diárias. Entretanto, os possíveis resultados positivos fazem todo o esforço valer a pena.

De acordo com diferentes pesquisadores e especialistas em tecnologia, estamos inseridos em um mundo de múltiplas telas, no qual os consumidores constantemente alternando sua atenção entre diferentes dispositivos.

Uma conversão iniciada no celular na maioria das vezes só será concluída posteriormente no notebook ou desktop do usuário.

Os caminhos tradicionais de compra e venda se tornaram menos relevantes, mas com essa quebra de paradigmas surgem novas oportunidades que podem ser aproveitadas pelas instituições financeiras. A revolução mobile já começou, não fique para trás.

Qual sua opinião sobre a entrada do mobile no mercado financeiro? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

-Quer saber como a Cedro pode impulsionar seu negócio com projetos de TI em geral e soluções para o mercado financeiro? Entre em contato pelo link abaixo.

case da cedro - projetos de TI

Recomendados para você

Desenho de Tablet exibindo gráficos
Quais as métricas utilizadas para viabilizar um projeto de TI? ...
Pessoa utilizando celular com ícone projetado de chat bot
Chatbots: uma amostra de como serão os bots no futuro ...
Pessoas em um escritório gerindo projetos
A importância de prezar pela qualidade em gestão de projetos ...