Tecnologia no atacado: como usá-la para otimizar processos?

Vitor Precioso

21 julho 2020 - 18:18 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Homem com capacete de proteção puxando caixa por um depósito

Embora o setor atacadista tenha registrado um bom desempenho no primeiro trimestre neste ano de 2020, há desafios previstos para o restante do ano. Por isso, é fundamental otimizar processos para obter os melhores resultados. E investir em tecnologia no atacado pode fazer a diferença. 

Isso porque atendimento ao cliente, controle de estoque e outras necessidades dessas companhias no dia a dia sobrecarregam as equipes que, muitas vezes, acabam por deixar o atendimento a clientes e parceiros abaixo das expectativas.

Para compreender melhor como recursos tecnológicos são úteis em processos internos de uma empresa atacadista, vale a pena seguir com a leitura deste artigo. 

Tecnologia no atacado: suporte em comunicação e muito mais 

A tecnologia no atacado é aplicável de ponta a ponta nos processos e acabam por diminuir possíveis falhas. Um dos exemplos disso é o conceito de machine learning

Ele trata do aprendizado de máquinas que se aprimoram por si próprias, quase sem interferência humana, para melhorar constantemente em tarefas que precisam realizar. Uma solução que demonstra bem essa ideia são os chatbots, que aperfeiçoam a própria comunicação conforme atendem as pessoas. 

E essa vantagem não é a única vantagem do machine learning.

Apenas com o autoaprendizado, aplicações que aproveitam os benefícios dessa tecnologia podem trazer soluções cada vez melhores em logística, estratégias comerciais e muito mais. É um caminho para otimizar processos de modo que aliem baixo custo, agilidade e alta produtividade.

Há vários tipos de tecnologia que fazem diferença no dia a dia de empresas do setor atacadista.

Plataforma PEOPLE

Para atacadistas ficarem ainda mais próximos aos clientes, destaca-se a plataforma PEOPLE de criação e gerenciamento de chatbots com integração nativa à Inteligência Artificial e que usa linguagem natural no atendimento. 

É uma ótima solução para atendimento, controle de produtos e recebimento de pedidos. O chatbot fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser treinado para realizar atendimentos levando em conta o estilo da sua organização, além de aprender sozinha com as interações. 

É uma opção fácil de adequar a empresas de diferentes portes e inclusive já conquistou o reconhecimento de veículos de comunicação especializados em tecnologia.

Outra vantagem é que é simples integrar serviços de terceiros à plataforma PEOPLE. Um exemplo disso é a possibilidade de incorporar essa ferramenta ao WhatsApp. E várias outras aplicações de comunicação são aptas a receber esse chatbot, como Skype, Telegram e Facebook Messenger. 

Solução Data Engine

O Data Engine também é uma ferramenta interessante para negócios atacadistas porque checa informações cadastrais rapidamente tanto de pessoas físicas como jurídicas. É possível realizar verificação de restrições de crédito, notícias desabonadoras, antecedentes e outras atividades.

Para se ter uma ideia, essa aplicação pode gerar um relatório completo sobre CPF ou CNPJ em aproximadamente 5 segundos.  Assim, é possível liberar equipes para outros trabalhos, em vez de terem que gastar tempo consultando diferentes fontes para coletar e compilar dados.

Trata-se de uma excelente ferramenta para colaborar nas práticas de compliance da sua empresa para KYC (Know Your Client), Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD ou AML), Due Diligence, Background Check e muito mais.

O acesso ao Data Engine é feito por meio de site, com login e senha, ou integração da API. Os valores para a contratação são atrativos, tanto em consultas únicas como na adesão a um plano mensal.

Otimizar processos é mais simples com a Cedro Technologies

Com as ferramentas ideais, otimizar processos fica fácil, o tempo de resposta ao cliente cai, os custos diminuem por conta da automatização e a qualidade das respostas tende a aumentar. Tudo isso sem ser necessário conhecimento tecnológico específico por parte do atacadista.

Outra vantagem de investir nos recursos certos é compreender melhor o que o público precisa. É possível obter dados quantificados, o que ajuda na tomada de decisões. Por isso que a Cedro Technologies está sempre focada em fornecer as melhores soluções para seus clientes.

Quer conhecer mais sobre tecnologias que podem fazer a diferença no dia a dia de atacadistas? Visite os sites da plataforma PEOPLE e do Data Engine ou fale com nossos especialistas.

Recomendados para você

Pessoa com trajes sociais estendo a mão com uma prancheta na mão
O que é “Onboarding As a Service” e sua vantagens ...
Mão robotica usando um tablet
O que a Inteligência Artificial pode fazer para o atendimento da sua empresa ...
Pessoas em escritório analisando códigos de programação exibidos em tela de computador
Análise de fraude: seu processo é realmente eficiente? ...