Tecnologia aumenta a produtividade dos corretores de seguros

Rogério Marques

09 setembro 2016 - 13:50 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoas em mesa de escritório analisando projetos em folha

Os corretores de seguros formam, no Brasil, um contingente de aproximadamente 70 mil profissionais, com a grande maioria focada no segmento de seguros de veículos, obviamente por se tratar de um produto demandado pelo mercado.

Ferramentas e tecnologias aumentam a produtividade dos corretores

Atualmente, já existem ferramentas e tecnologias que aumentam muito a produtividade dos corretores. Um exemplo disto, são os multi cálculos que possibilitam em poucos minutos realizar a cotação de seguro de um carro em várias seguradoras como a SeguroLink, desde que as informações estejam completas.

Muitos corretores param de crescer conforme a carteira de clientes aumenta, pelo fato de ficarem absorvidos em atividades operacionais como endossos, sinistros e cobrança de parcelas atrasadas que comprometem o tempo de prospecção de novos clientes. Esse avanço só foi possível porque as seguradoras perceberam que apesar da comparação de preços ficar mais fácil, o consumidor final não é orientado somente por essa variável, principalmente se o segurado já teve necessidade de acionar o seguro.

Quando o seguro é contratado, o cliente compra, na verdade, uma expectativa de produto que só será verdadeiramente consumido se ocorrer o evento que ele busca proteger e é neste momento que a qualidade do produto é avaliada e questões como o atendimento do call center, prazo na análise do sinistro e valores de indenização são analisados e influenciam decisivamente a renovação ou contratação de um novo produto na seguradora.

Novo comportamento do consumidor influencia o avanço tecnológico

Nesse processo de avanço tecnológico, um fato importante a considerar é o comportamento do consumidor que deseja cada vez mais usar seus smartphones para cotar, contratar e pagar produtos. E os seguros não ficam fora dessa tendência.

Podemos citar algumas iniciativas aqui no Brasil, como é o caso da Argo Seguros que possui um site responsivo que facilita a visualização em celulares e tablets, onde profissionais liberais podem contratar seguro de responsabilidade profissional rapidamente ou ainda a Porto Seguro, que permite a contratação de seguro viagem em poucos passos.

A demanda por desenvolvimento de aplicativos móveis está aquecida entre as seguradoras que também percebem uma oportunidade de redução de custos, como o de inspeção, permitindo que o processo de aceitação de seguros patrimoniais de valores menores seja iniciado pelo cliente que envia foto do bem a ser protegido para avaliação de risco da seguradora ou ainda transferindo a solicitação de serviços de assistência (troca de pneu, guincho, bateria) para o app, diminuindo o atendimento por call center.

Segundo a aceleradora de fintechs VentureClash, os investimentos em insurtechs, empresas do ecossistema de seguros apoiadas em tecnologia, saíram de 800 milhões em 2014 para 2,6 bilhões de dólares em 2015. E somente no primeiro trimestre de 2016, 45 insurtechs movimentaram 650 milhões de dólares em investimentos.

No Brasil, algumas fintechs começam a perceber o valor agregado que pode existir integrando seguros na oferta de serviços financeiros. Afinal, a proteção também é uma forma de reter investimentos.

A Cedro Technologies atua no Brasil apoiando esse processo de integração de Fintechs e Insurtechs nas instituições financeiras e seguradoras através do conceito de Open API permitindo o desenvolvimento de soluções inovadoras pelas startups com escala, segurança e base analítica.

O novo comportamento do consumidor exige atendimento personalizado, velocidade na contratação de serviços e interatividade em ambiente mobile. Se você é corretor de seguros, comece a acompanhar a transformação digital do setor.

Recomendados para você

Pessoas tendo reunião em escritório
Como ser um testador no Agile? ...
Pessoa utilizando computador ilustrando um hacker invadindo dados
Como CIOs podem se preparar para combater ciberataques? ...
Pessoa digitando em comptuador
Usar framework Adobe PhoneGap ou desenvolver app de forma nativa? ...