Software as a Service: 6 Vantagens de SaaS

Bruno Zago

22 março 2019 - 09:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Pessoa utilizando computador exibindo códigos de programação

A expressão inglesa Software as a Service (SaaS) pode ser traduzida literalmente como software como serviço. O conceito define as soluções que são desenvolvidas e disponibilizadas na nuvem, facilitando o acesso direto para os clientes pela internet.

Com a transformação digital, soluções SaaS podem trazer diversas vantagens para a produtividade das empresas. Neste artigo, listamos algumas para você. Confira:

1. Praticidade

O comum é que um software seja baixado e instalado nos computadores da empresa para que a equipe que necessite da aplicação possa utilizar. No entanto, isso pode exigir muito mais do que o esperado: máquinas potentes para rodar programas mais pesados, estrutura interna de TI para lidar com a arquitetura e manutenção, custos mais elevados.

SaaS surge, então, como uma alternativa muito mais prática e barata frente à estrutura de aplicações tradicionais.

2. Acesso online e ágil

Uma das principais facilidades do SaaS é a possibilidade de ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar, através da internet. O login é feito pelo navegador, tornando a utilização muito mais ágil e prática por qualquer colaborador da empresa, inclusive para trabalho home office ou viagens a trabalho.

3. Contratação direta e simplificada

Software tradicionais normalmente precisam ser comprados e contar com hardware potente de apoio. Já com SaaS, é possível fazer o cadastro rápido e online para utilizar o serviço na nuvem, pagando mensalmente enquanto utilizar a plataforma. Além disso, também existem soluções SaaS que funcionam com a contração de crédito para ser consumido.

SaaS, portanto, permite que a empresa contratante tenha mais controle sobre os seus gastos e o impacto no seu orçamento.

4. Escalabilidade

Outra vantagem interessante de plataformas SaaS é a escalabilidade. Isso significa que a solução pode contar com uma série de funcionalidades e recursos, no entanto, apenas alguns são interessantes ou necessários para a empresa. Assim, é possível contratar apenas determinados serviços, aderindo a valores menores também.

5. Atualizações constantes

Com SaaS, não é preciso perder muito tempo com a atualização de software, requisitos mínimos e versões de sistemas operacionais. A atualização acontece no provedor da solução, com atualizações automáticas e com gerenciamento eficiente para manter o sistema em bom funcionamento constantemente.

6. Foco no Core Business

A empresa precisa concentrar as suas energias no seu Core Business. Se o TI não é a principal atividade da sua empresa, contar com uma infraestrutura dedicada para softwares pode não ser a melhor opção. Além disso, é preciso investir em mão-de-obra especializada e gestores focados nesse setor. Por isso, contar com o apoio de um SaaS pode ser a melhor alternativa para que seu negócio consiga converter o trabalho em receita.

Conheça as soluções SaaS da Cedro Technologies

A Cedro Technologies é uma empresa com foco em serviços de TI, consultoria e desenvolvimento de softwares, com atuação no mercado desde 2005. Com sede no Brasil, a empresa atende atende negócios nacionais e internacionais, com soluções de alta tecnologia para internet, mobilidade e soluções para o mercado financeiro.

Além disso, conta com diversos produtos disponíveis como SaaS. Conheça alguns deles:

PEOPLE – Plataforma de Atendimento com Inteligência Artificial

Com a plataforma de atendimento omnichannel com inteligência artificial, o PEOPLE é uma excelente solução para a transformação digital da comunicação das empresas com seus clientes. Desenvolver um chatbot é feito de maneira simplificada, não sendo necessário ter conhecimentos técnicos de programação para desenvolver e treinar o robô de atendimento. Além disso, também existem módulos para o atendimento humano, em funcionalidades como SAC e Service Desk, por exemplo. Conheça mais sobre o PEOPLE!

Data Engine – Consulta de Dados e Validação Cadastral

O Data Engine também é uma solução SaaS de fácil acesso. As consultas podem ser feitas pelo site e rapidamente informações sobre CPF, CNPJ, SPC/Serasa, relacionamentos pessoais, contatos, ações judiciais, entre muitas outras, são compiladas no Dossiê Reputacional. Conheça mais o Data Engine!

Entre em contato com a Cedro Technologies.

Recomendados para você

Pessoas em um sofá assistindo série no computador
6 séries e filmes sobre TI que todo profissional tem que assistir! ...
Pessoa segurando celular e analisando relatórios
User Experience: 5 dicas para quebrar barreiras financeiras ...
Pessoa interagindo com teclado de computador
Novo CIO? Sua cartilha de transição em 10 passos não tão fáceis ...