O que é alavancagem financeira e como essa estratégia funciona

Bruno Zago

01 junho 2021 - 12:00 | Atualizado em 13 junho 2023 - 15:27

Homem com gráficos na mesa com pilha de moedas em cima

Investir no Brasil é a nova moda entre pessoas que querem entrar no setor financeiro. Com inúmeros métodos de investimento, até mesmo quem não entende muito do assunto se arrisca para ganhar lucros e aproveitar essa vantagem. A alavancagem é uma opção bastante interessante neste meio. 

Se você nunca ouviu falar sobre este assunto, neste artigo vamos mostrar o que é alavancagem financeira, além de como ela funciona no mercado e quais são as suas vantagens e desvantagens em relação a outros métodos. 

Quer aprender sobre o mundo dos investimentos e descobrir como ele funciona? Então continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

O que é alavancagem? 

Como o próprio nome remete, a alavancagem é um método de investimento que “levanta” o seu capital em um curto tempo. Se você possui um capital baixo, mas quer investir da mesma forma, esse método simplesmente opera com um valor que você não possui em conta. 

Vamos a um exemplo didático: se você quer investir R$10,00 em uma ação, mas possui só R$5,00, as empresas que trabalham com esse tipo de serviço financeiro podem te emprestar o que falta e cobrar uma margem de garantia. O processo é muito semelhante a um empréstimo de crédito. 

Para pessoas que não possuem muito dinheiro para investir, mas entendem como funciona o mercado financeiro, a alavancagem é uma opção bastante interessante, que pode trazer lucros muito expressivos.

Como funciona a alavancagem financeira? 

A alavancagem financeira funciona somente com empresas que trabalham com esse tipo de investimento. Para que o processo ocorra, é obrigatório que o investidor pague a margem de garantia do negócio, equivalente ao valor que irá apostar. 

No mundo financeiro, nós chamamos esse tipo de investimento de renda variável. Ou seja, a pessoa que investe não sabe qual vai ser o seu retorno, mas garante à empresa que fornece este serviço que terá uma quantia devolvida mesmo que o processo não tenha êxito. 

Embora muitas pessoas apostem nesse tipo de alavancagem financeira, ele é indicado para quem já entende do assunto. Pessoas inexperientes, que estão começando agora no ramo de investimentos, devem apostar em primeiro lugar nos métodos mais básicos e comuns.  

>> Aproveite e leia o nosso artigo sobre Tipos de investimento: Renda Fixa e Fundos de Investimento.

Quais são os benefícios e perigos da alavancagem? 

Como qualquer outro tipo de investimento, a alavancagem financeira possui seus benefícios e perigos. Trabalhar com ações, títulos e outros tipos de capitais exige bastante maturidade por parte dos investidores e entendimento sobre o mundo financeiro. 

Por isso, se você está pensando em investir na alavancagem, separamos as principais vantagens e possíveis perigos que você pode experimentar com essa estratégia. Veja quais são: 

Impulsionar ganhos 

Em primeiro lugar, a alavancagem financeira é uma ótima forma de impulsionar os ganhos. Muitas pessoas sabem trabalhar com investimento da maneira correta, porém não possuem capital suficiente para fazer boas apostas. 

Como dissemos na introdução, a falta de dinheiro pode ser um limitante de quem entra nesse estilo de vida, mas com o método de alavancagem, em que o investidor pode trabalhar com renda variável, torna-se mais fácil apostar em quantias altas e ter lucros ainda maiores. 

Operar vendido  

Já que falamos sobre a renda variável, precisamos explicar sobre a estratégia de operar vendido. Esse valor “emprestado” pela empresa de investimento vai ajudar aquelas pessoas que não possuem capital, mas querem participar desse processo no mercado financeiro. 

Em vez do investidor realmente fazer um empréstimo, ele apenas pega essa quantia com a empresa e devolve em forma de garantia. Cada negócio possui um valor e é importante consultar as condições. 

Proporção da alavancagem 

Contudo, nem tudo são flores. A alavancagem financeira também possui os seus perigos, que os investidores precisam ficar de olho. A proporção do capital emprestado pela empresa é abatida na margem de garantia. 

Ou seja, quanto maior é o seu capital, maior será o valor a ser pago para a empresa que opera esse tipo de investimento. Se você não estiver a fim de praticar e dar uma parte do seu ganho para terceiros, não indicamos este método.  

Arriscado para iniciantes 

Por último, a alavancagem financeira não é uma estratégia indicada para pessoas que estão começando agora neste ramo. É extremamente arriscado pegar um capital emprestado dessas empresas e ter uma perda grande, pois além do seu dinheiro ir embora, você terá que pagar a margem de garantia. 

Por isso, o indicado é que apenas pessoas experientes entrem nesse ramo, o que soma uma pouca porcentagem de investidores no Brasil.  

Mesmo que as empresas de alavancagem estejam crescendo no país, é muito importante que você se atente e não caia na ilusão de que realmente sabe fazer tudo que um investidor experiente consegue. 

Essa estratégia é fenomenal para pessoas com conhecimento na área, mas que não podem fazer uma grande aposta neste momento. Se você for um investidor comum, que iniciou há pouco tempo, não indicamos a alavancagem como opção de investimento. 

Se você curtiu esse assunto e quer saber mais sobre investimento, acesse o blog da Cedro Technologies e conheça mais sobre o mercado financeiro!  

Recomendados para você

zeragem-automatica-e-a-melhoria-da-gestao-de-riscos-em-corretoras
Zeragem automática e a melhoria da gestão de riscos em corretoras ...
Computador exibindo gráficos, livros e uma xícara de café sobre uma mesa
Risk Cedro: solução de risco com zeragem automática de posições na B3 ...
Homem de traje social pensativo com variações de ações em sua frente
Como entrar no mercado financeiro: Saiba os primeiros passos ...