O que é Background Check? Entenda a importante desse processo para a sua empresa

Thamara Araujo

05 agosto 2019 - 09:36 | Atualizado em 02 maio 2023 - 08:59

Mulher com trajes sociais utilizando computador

Para qualquer empresa, as informações são fundamentais para a tomadas de decisões, desde parcerias comerciais até a contratação de novos funcionários. Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o conceito de Background Check. Confira!

O que é Background Check

Background Check é um termo em inglês que pode ser traduzido como checagem de antecedentes. Esse processo busca encontrar o maior número de informações para facilitar o processo de tomadas de decisões, na avaliação de novos fornecedores para parcerias comerciais. 

Com base em dados como Nome e CPF (ou Razão Social e CNPJ), é avaliado qualquer vestígio que possa indicar problemas comerciais, financeiros, legais ou até mesmo criminais. 

Por isso, ao definir esse processo na sua empresa é preciso avaliar quais informações sua empresa considera relevante obter, de que forma executar esse processo, quais fontes de dados são necessárias acessar e de que forma avaliar os resultados.

Esse processo também está atrelado a diversos outras práticas utilizadas pelas empresas como Know Your Client (KYC), Employee (KYE), Partner (KYP), Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Due Diligence.

“O background check é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão em relação à contratação de um novo fornecedor ou parceiro de negócios.” – Vitor Precioso, Head de Marketing da Cedro. Em suma, Background Check traz diversos benefícios para as áreas da sua empresa que lidam com informações de risco. No entanto, esse processo pode ser demorado e exigir muito tempo basicamente para o trabalho de pesquisa dos dados e não para a etapa mais importante, que é a avaliação das informações.

Utilize o Data Engine para Background Check

O Data Engine é a plataforma de consulta de dados e validação cadastral desenvolvida pela Cedro Technologies. Sua empresa pode utilizar essa ferramenta em diversas áreas como compliance, gestão de clientes e recursos humanos/departamento pessoal.

Ao automatizar esse processo, sua equipe terá mais tempo para focar na avaliação das informações encontradas. Para pessoa física, utilize apenas CPF e nome. Já para pessoas jurídicas, Razão Social e CNPJ.

Seu negócio pode encontrar diversas informações para apoio nas tomadas de decisões, como: relacionamentos pessoais, endereços, telefones, e-mails, processos judiciais, quadro societário, Receita Federal, Sintegra, mídia negativa, entre tantos outros dados.

Entre em contato com o time de especialistas do Data Engine agora mesmo. 

Recomendados para você

Consultar empresas pelo CNPJ ...
Pessoa utilizando cartão por aproximação em maquininha
O perfil do consumidor inadimplente brasileiro ...
Pessoa analisando contratos e martelo de juiz ao lado
Como a transformação digital pode garantir a segurança jurídica e financeira da ...