Qual momento investir em uma ferramenta de validação cadastral?

Vitor Precioso

03 março 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Mesa de escritório com computador exibindo a interface de registro de um site

A validação cadastral é um procedimento extremamente necessário para verificar as informações fornecidas por clientes e fornecedores, além de potencializar a segurança em transações comerciais. Ainda assim, algumas empresas ficam em dúvida sobre qual é o momento certo para investir em uma ferramenta de validação.  

Será que é preciso ter um número específico de colaboradores, clientes e fornecedores em carteira? Será que o investimento deve ocorrer quando o volume de consultas for muito alto? 

Descubra, nesse post, quais são as características que comprovam se um momento é favorável ou não para fazer o investimento. 

 

Mas, primeiro, qual a importância de fazer a validação cadastral?

A validação cadastral é um procedimento que consiste em coletar, processar e verificar os dados fornecidos por cliente e fornecedor na hora do cadastro. Ajuda a garantir apenas informações confiáveis no banco de dados da empresa, impedindo fraudes em compras e vendas, ainda mais se realizadas no meio digital.

Assim como a empresa, os clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais também são favorecidos pela validação. Afinal, o processo impossibilita a cobrança ou outras operações financeiras indevidas.

Geralmente, as instituições financeiras como bancos, fintechs e corretoras de investimentos são as que mais utilizam a validação cadastral por estarem na mira de criminosos.

Entretanto, qualquer empresa que queira se resguardar de fraudes também pode recorrer à validação cadastral. Isso envolve redes de supermercados, farmácias, empresas de telefonia, lojas do varejo, e-commerces, hospitais, clínicas, academias, fintechs, cooperativas e até indústrias 

 

Por que investir em uma ferramenta de validação cadastral

Já imaginou se a sua empresa sofre um ataque cibernético e tem todas as informações dos clientes vazadas? Ou tem os dados de fornecedores e parceiros comerciais corrompidos por conta de algum vírus?

Certamente, isso ocasionaria uma série de problemas jurídicos, concorda? Não só isso, prejudicaria a reputação da empresa que não soube como proteger as informações devidamente. 

Alguns anos atrás, o cadastro de clientes, fornecedores e parceiros era feito de forma manual porque não existia acesso a uma tecnologia que permitisse coletar, processar e verificar dados.

No entanto, hoje existiam opções e a empresa pode recorrer a uma solução que, além de reforçar a segurança das informações, impede que qualquer erro no cadastro prejudique a conclusão de uma compra ou venda.

Uma ferramenta de validação cadastral como, por exemplo, o Data Engine, é capaz de entregar um ambiente totalmente seguro para a conservação e gerenciamento de dados. A empresa pode realizar consultas e fazer a validação em tempo real, acessar informações a qualquer lugar e hora, por meio de dispositivos móveis, e até obter relatórios que agilizam o processo de novas contas.

Consegue, ainda, programar a ferramenta para fazer a validação automática, encontrar dados em poucos cliques e impedir erros comuns de digitação ou informações incompletas.

Ou seja, uma ferramenta de validação pode automatizar praticamente tudo, otimizando o trabalho da equipe que até então precisava validar os dados individualmente. 

 

Qual é o momento certo para investir em uma ferramenta de validação cadastral?

Não existe uma regra que determine quando a empresa deve investir em uma ferramenta de validação cadastral. Se o empresário decidir que quer a solução para agilizar processos de cadastro e busca de dados, ele pode. Da mesma forma, se quer reforçar a segurança das informações.

Porém há algumas situações específicas que, caso ocorram, podem determinar a necessidade de fazer o investimento. Ainda mais se a empresa estiver com alguma dúvida se deve ou não usar a ferramenta.

Por exemplo, quando a empresa começa a ter muitas fraudes nos processos, esse pode ser um indício de que está na hora de optar por uma solução de validação cadastral

Se alguma notícia negativa envolvendo a empresa for divulgada nas mídias em relação ao vazamento de dados, esse também pode ser o momento para avaliar e fazer a aquisição.

Caso o volume de consultas seja alto e demande mão de obra de muitos funcionários, esse também é forte indício de que está na hora de deixar o trabalho manual de lado e optar por uma ferramenta. 

Independentemente de o investimento ser realizado para agilizar processos, reforçar a segurança, evitar fraudes, melhorar a imagem da empresa ou reduzir erros, a verdade é que a ferramenta de validação cadastral é uma tecnologia necessária para qualquer empresa. 

E é esse o pensamento que o gestor precisa ter em mente quando for avaliar se deve ou não fazer o investimento. 

 

Data Engine: ferramenta de validação cadastral ao seu alcance

Quando falamos em ferramentas de validação cadastral, as pessoas podem pensar que o valor de investimento é muito alto por se tratar de uma tecnologia. Mas, na verdade, já existem soluções acessíveis no mercado que conseguem atender a todas as necessidades relacionadas à gestão das informações.

O Data Engine é uma tecnologia desenvolvida pela Cedro Technologies para facilitar e dar segurança às consultas e validação de dados. E, o melhor de tudo, é 100% digital. Isso significa que a sua empresa pode acessar todas as funcionalidades, remotamente, e garantir todos os benefícios pagando apenas uma mensalidade.

Interessante, não é? 

As empresas não precisam mais sofrer com trabalhos manuais nem desembolsar uma grande quantia de dinheiro para automatizar o processo de validação. Pode coletar, processar, consultar e avaliar todos os dados de forma fácil, econômica e segura apenas utilizando o Data Engine.  

Se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o Data Engine, entre em contato com um de nossos especialistas e veja, na prática, como essa superferramenta pode ajudar o seu negócio! 

Recomendados para você

Pessoa digitando em um computador com tela em realidade aumentada
Documento Nacional de Identidade e a prevenção às fraudes ...
homem sorrindo com tablet em mãos
Abertura de contas digital: menos burocracia e menor custo operacional ...
Pessoas em mesa de escritório analisando imagens
Verificação de colaboradores com o suporte da tecnologia ...