Integração no mercado financeiro: conheça o Market Data Cloud

Bruno Zago

16 agosto 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Tela exibindo gráfico de barra e de linha

Para acompanhar as mudanças pelas quais o mercado vem passando, surgem algumas ferramentas de tecnologia que permitem que a economia se desenvolva cada vez mais. Esse é o caso das APIs financeiras

A digitalização que vemos nesse setor gera impactos em todo o seu mercado, e o surgimento dessas ferramentas é mais um sinal da sua transformação.

Com isso, não apenas usuários das tecnologias, mas empresas inteiras também passam a se beneficiar da sua praticidade e eficiência. Adotando essas ferramentas, as empresas favorecem o mercado com tecnologias de integração essenciais para qualquer negócio, e aproveitam de um aumento na sua produtividade, lucro e otimização do trabalho.

Foi pensando nisso que a Cedro Technologies desenvolveu o Market Data Cloud, um sistema de API financeiro pensado para oferecer às empresas dados, indicadores e relatórios do mercado em tempo real, e ajudá-las nas tomadas de decisão sobre seus investimentos.

Continue a leitura e descubra por que o Market Data Cloud é a alternativa ideal para implementar em sua empresa!

O que é API no mercado financeiro e qual sua importância?

Antes de entender como o Market Data Cloud pode ajudar sua empresa, é preciso saber o que é API no mercado financeiro. Primeiramente, o termo API significa Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativo). É um programa que permite conectar dois ou mais sistemas para que as plataformas se comuniquem entre si, além de trocar dados e informações.

Criada por empresas de tecnologia, a API financeira é, portanto, uma solução criada para conectar produtos e serviços financeiros para empresas que não são desse mercado. Em outras palavras, empresas que não têm seu core business voltado ao mercado financeiro optam por APIs financeiras para passar a oferecer soluções úteis na área.

A exemplo disso, cabe mencionar lojas de qualquer setor (que não o financeiro) que criam bancos digitais ou oferecem funções como contas digitais, plataformas de pagamentos, etc. Essas ferramentas, que não seriam desenvolvidas internamente, puderam ser oferecidas por meio da contratação da API.

>> Leia também: O que é Open Finance e qual sua diferença de Open Banking?

APIs de Market Data

As APIs para mercado financeiro buscam criar soluções para a B3 e disponibilizar informações especializadas no mercado financeiro, para que possam ser feitas cotações e negociações. 

Com isso, as informações que essas APIs levam às empresas englobam:

  • Taxas do mercado financeiro.
  • Cotação de ações.
  • Futuro de índice e o preço do Ibovespa em datas futuras.
  • Derivativos como futuros, opções e swaps.
  • Ibovespa e o comportamento das principais ações.

Por que investir em APIs na minha empresa?

Dentre os motivos para uma empresa investir em APIs, podemos citar primeiramente a facilidade proporcionada pela aquisição de tecnologias contratadas externamente. Isso economiza tempo de trabalho, de implementação dessas soluções e custos de desenvolvimento que a empresa arcaria para fazer sua própria solução.

Além disso, a empresa contratante também aproveita da flexibilização dessa tecnologia vinda de fora da sua área de atuação. Não é necessário investir na expertise daquela solução para aproveitar suas vantagens.

Outro benefício da API financeira é a falta de preocupação que a empresa teria com a adequação a legislações e normas regulatórias, já que essa seria responsabilidade totalmente da empresa desenvolvedora.

Por fim, temos os benefícios resultantes do uso das APIs nos processos da empresa, como maior assertividade nas operações, menores riscos financeiros e de captação à empresa, potencial de crescimento em longo prazo e mais facilidade nas tomadas de decisões nos investimentos.

O que é o Market Data Cloud?

Solução desenvolvida pela Cedro Technologies e voltada para o mercado financeiro, o Market Data Cloud reúne APIs de Market Data. Seu objetivo é levar inovação para as empresas, com acesso fácil e rápido a informações do mercado.

Com essa ferramenta, as empresas podem acompanhar em tempo real dados financeiros para seus projetos, apps e sistemas. A solução de alta estabilidade, baixa latência e ampla cobertura de dados está disponível para diversas aplicações, independentemente da linguagem ou do sistema operacional.

Alguns de seus entregáveis são:

  1. Dados financeiros da empresa (dados cadastrais, cenário financeiro da empresa, etc.)
  2. Indicadores de eficiência, endividamento, rentabilidade, liquidez, entre outros.
  3. Relatórios contábeis (demonstrações financeiras, fluxo de caixa, patrimoniais, etc.)

As informações coletadas a partir do Market Data Cloud permitem à empresa fazer análises a partir dos indicadores e informações do ICVM da B3 e elaborar uma estratégia mais completa nas decisões de seus investimentos. 

Por que escolher o Market Data Cloud?

A API do Market Data Cloud leva uma interface de programação de Market data e Data Feed completamente dedicadas a produtos para o mercado financeiro.

Com a integração da sua empresa à B3 pelo Market Data Cloud, é possível aproveitar um ambiente ideal com a estrutura completa para projetos que utilizem cotações, dados da Bovespa, dados de commodities agrícolas, séries de ações e futuros, variações e paridade de moedas, além de muitas outras taxas e indicadores específicos do mercado financeiro.

Com 2 data centers, sinal forte e constante, com redundância Ativo-Ativo, recepção de sinal otimizado e compatibilidade com conexões como TCP/IP, XML ou JSON, a solução oferece maior desempenho, infraestrutura de dados e disponibilidade de rede, comparada a outras soluções de API financeira.

Essa pode ser a chance da sua empresa se posicionar com força no mercado competitivo, utilizando dados da B3 para colocar seus projetos em ação.

Entre em contato com nossos especialistas de Market Data e saiba mais!

Recomendados para você

Pessoa em frente a computador tocando em um gráfico de curvas decrescente
Gerenciamento de riscos de investimentos: você sabe como fazer? ...
Desenho de mundo sobre um tablet com símbolo de rede projetado
BDR: o que é e como funciona esse tipo de investimento? ...
Pessoa utilizando computador com tela exibindo dados da Fast Trade
Saiba como recuperar sua senha e usuário no Fast Trade ...