Inovação tecnológica: saiba porquê ela é fundamental na sua empresa

Rogério Marques

09 agosto 2022 - 19:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Homem conversando com mulher analisando dados

Embora a inovação tecnológica seja fundamental para otimizar a sua empresa e colocá-la em uma posição privilegiada no mercado, muitos gestores não sabem  como implementar essa mudança.

Isso ocorre por uma série de motivos, especialmente pela falta de conhecimento e incentivo, deixando de apresentar alternativas para que as companhias invistam nessa prática.

No entanto, adotar essa transformação nas suas rotinas operacionais pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para alcançar novos patamares e resultados mais positivos. Por esse motivo, vale a pena saber porque a inovação tecnológica é tão importante e entender os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa. Confira abaixo em nosso conteúdo exclusivo!

O que é uma inovação tecnológica?

A inovação tecnológica busca desenvolver soluções mais avançadas a fim de aprimorar processos e produtos, a partir de pesquisas e investimentos que aumentem a eficiência da operação.

Esse conceito traz a necessidade de explorar novas ideias para obter resultados que atendam, de fato, às demandas atuais do negócio, por meio de mudanças como a modernização de rotinas ou a automação de determinadas tarefas, por exemplo.

Para realizar esse processo, é possível utilizar ferramentas que já existem na corporação, ou procurar elaborar novas tecnologias que aprimorem os componentes dentro da empresa.

Atualmente, existem dois tipos de inovação tecnológica:

Inovação Tecnológica de Produto

Como o nome indica, trata-se da criação, transformação ou estruturação de novos produtos a partir da utilização de tecnologias que ainda não atuavam juntas, elevando o seu desempenho.

Com isso, essas modernizações podem transformar os elementos que compõem aquela peça, resultando em um produto final mais eficiente ou que atenda melhor ao público.

Inovação Tecnológica de Processo

Enquanto isso, a inovação tecnológica de processo é a adoção de métodos mais modernos ou melhorados que interfiram positivamente nas etapas de determinada atividade. Isso pode ser feito por meio da transformação de algum equipamento, por exemplo, ou implementação de novas práticas que tornem a organização do processo mais eficaz.

Embora essa inovação não apresente resultados diretamente no produto, ela pode tornar o fluxo operacional mais assertivo e produtivo, o que leva a uma melhor entrega de produtos ou serviços.

Exemplos de inovação tecnológica

Para compreender esse conceito e a sua importância de maneira concreta, é possível conferir alguns exemplos práticos.

O desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, como computadores e smartphones, ilustram a inovação tecnológica de produtos. Isso porque houve uma modernização e avanço das soluções implementadas diretamente nesses artigos, como redução no peso, aprimoramento da câmera ou execução de um sistema operacional mais completo.

Enquanto isso, um exemplo prático de inovação tecnológica em processos é a implementação de robôs na logística de estoque, ou adoção de plataformas inteligentes para auxiliar no acesso dos dados e tomada de decisões da empresa.

Embora não seja uma transformação que mude, necessariamente, o produto, ela permite que o fluxo operacional seja melhorado, e, com isso, traga mais produtividade para a empresa.

Por que a inovação tecnológica é fundamental na sua empresa?

Investir na inovação tecnológica dentro da sua empresa pode agregar uma série de benefícios para as suas rotinas, colaboradores e também para os seus clientes. Confira alguns dos pontos que comprovam a necessidade de implementar soluções mais modernas no seu negócio:

1. Otimização de processos

Um dos principais objetivos da inovação tecnológica é, de fato, otimizar os seus processos, desde as rotinas operacionais, até os setores de administração.

Isso porque adotar soluções mais modernas, como sistemas integrados e plataformas inteligentes, permite ter um fluxo mais eficiente de trabalho, facilitando o cumprimento de todas as funções dentro da empresa.

2. Aumento da produtividade

Como consequência direta dessa modernização, seja nos processos ou nos produtos, o negócio poderá vivenciar um aumento da produtividade. Afinal, as rotinas poderão ser feitas mais rapidamente, de modo que as operações atinjam sua etapa final com maior agilidade, economizando recursos e tempo de produção.

Além disso, as atividades apresentarão um nível maior de qualidade, simplificando o trabalho e integrando cada passo necessário.

3. Melhor experiência para o cliente

 

A inovação tecnológica também é um investimento que poderá melhorar a experiência dos seus clientes. Isso não é feito somente com um produto novo ou melhorado, mas também a partir de processos que ofereçam um suporte adequado para o público.

Por exemplo, a adoção de chatbots ou uma plataforma de atendimento mais eficiente são inovações de processos que influenciam na satisfação do seu comprador, podendo aprimorar a relação entre a empresa e os consumidores.

4. Destaque no mercado

Vale a pena mencionar que companhias que investem em inovação tecnológica também se destacam no mercado. Afinal, com o aumento das demandas e da exigência do público, uma empresa que se compromete com soluções modernas fortalece a sua imagem.

De forma prática, a companhia é capaz de competir com as demais empresas sem comprometer a qualidade dos seus serviços, inclusive superando seus concorrentes em termos de avanço e tecnologia.

Inovação tecnológica no Brasil

Apesar da importância da inovação tecnológica dentro das empresas, a política de incentivo no Brasil ainda pode apresentar alguns obstáculos. Atualmente, existe um planejamento feito pelo Governo Federal quanto às diretrizes gerais para modernização das empresas nacionais.

Entretanto, ele conta com determinados impedimentos, além de programas pouco divulgados e baixa priorização da ciência e tecnologia.

Por outro lado, o Brasil também apresenta um grande potencial de avanço, e os empresários estão desenvolvendo, cada vez mais, a consciência de investir em soluções eficientes para o seu negócio.

Além disso, a cada dia, surgem novas empresas qualificadas no mercado, trazendo serviços e recursos, especialmente na área da Tecnologia da Informação (TI) que podem ajudar as companhias na sua inserção nesse mercado.

Como implementar a inovação tecnológica na sua empresa?

Por fim, depois de conhecer mais sobre a importância da inovação tecnológica para a sua empresa, é possível buscar essa implementação com soluções e companhias especializadas no assunto.

Contar com um suporte de qualidade é essencial para adaptar os seus processos de maneira assertiva, além de otimizar os seus processos a fim de que acompanhem, cada vez mais, a transformação digital necessária para se destacar no mercado.

Por esse motivo, conte com a Cedro Technologies para agregar mais valor ao seu negócio, utilizando soluções tecnológicas eficientes e de alto nível.

Venha conhecer as nossas soluções e invista na inovação tecnológica da sua empresa o quanto antes.

Recomendados para você

Homem com traje social segurando tablet escrito Compliance
Compliance para PMEs: qual a importância e como superar os desafios ...
Banner do Fedora Blog
Cedrense participa de evento internacional de software livre na Alemanha ...
Pessoa analisando contratos e martelo de juiz ao lado
Como a transformação digital pode garantir a segurança jurídica e financeira da ...