Face Match: conheça 6 motivos para conhecer agora a tecnologia

Vitor Precioso

23 fevereiro 2021 - 16:34 | Atualizado em 13 junho 2023 - 14:50

Homem utilizando a tecnologia face match em um iphone

A pandemia levou a um aumento gigantesco de transações online, trazendo mais perigo (principalmente o aumento de fraudes) para instituições financeiras e varejistas, por exemplo. Esse cenário levou a uma corrida em busca de soluções capazes de melhorar a segurança das operações.

Tecnologias como o Face Match e o OCR (Optical Character Recognition) são perfeitas para incrementar processos e garantir um maior conforto para as organizações.

E a procura pelas soluções está crescendo: a Allied Market Research espera que o mercado de reconhecimento facial cresça para US $ 9,6 bilhões até 2022. Quer conhecer mais sobre o potencial do Face Match e o OCR e 6 razões definitivas para a sua adoção? Não deixe de ler este post!

 

O que é o Face Match?

O Face Match é uma forma de identificar ou confirmar a identidade de um indivíduo por meio do rosto. Os sistemas de reconhecimento facial podem ser usados ​​para identificar pessoas em fotos, vídeos ou em tempo real.

A tecnologia compara uma imagem que contém um rosto a uma ou mais imagens faciais e estabelece se os rostos provavelmente pertencem à mesma pessoa. Ou seja, se eles são considerados correspondentes.

A tecnologia é usada principalmente para a segurança de empresas e governos, sendo possível usar a IA (Inteligência Artificial) como uma grande aliada em ações de reconhecimento facial para validação cadastral

Um exemplo é no caso da abertura de contas digitais em bancos, com essa otimização colaborando para tornar o processo rápido e economizar tempo de sua equipe, entre outras vantagens.  

Sua utilização é potencializada ao ser associada ao OCR, tecnologia amplamente difundida para reconhecer texto dentro de imagens, como documentos digitalizados e fotos

A tecnologia OCR é usada para converter qualquer tipo de imagem contendo texto escrito (digitado, manuscrito ou impresso) em dados de texto que podem ser lidos por um software.

 

Como o Face Match funciona?

Face Match é uma tecnologia complexa e é preciso entender seu funcionamento para aplicar valor ao seu negócio e para seu cliente.

Essa técnica de identificação biométrica, assim como a impressão digital, mapeia as características faciais de uma pessoa. Ao utilizar um conjunto complexo de algoritmos, compara com imagens de banco de dados ou especificamente de uma imagem digital da mesma pessoa para reconhecer sua identidade (ou negar). 

Esses algoritmos dividem uma imagem em diversos pontos e pixels, mapeando o rosto em busca dos pontos nodais – características que marcam a distinção de uma pessoa para outra. Existem cerca de 80 desses pontos na face. Alguns deles são:

  • Formato do queixo;
  • Comprimento da linha da mandíbula;
  • Distância entre os olhos;
  • Profundidade das órbitas oculares;
  • Largura do nariz.

6 razões para implantar o Face Match    

1- Conheça seu cliente

Os provedores de serviços financeiros, principalmente, precisam saber com quem estão fazendo negócios e quanto risco essas pessoas podem representar. Neste contexto, tanto o reconhecimento facial como o OCR são utilizados para verificar a identidade de um cliente existente ou potencial, respondendo à pergunta: esta pessoa é quem diz ser?

A verificação ajuda na certeza sobre quem está cadastrando em suas soluções e geralmente é realizada usando um algoritmo de IA para comparar uma selfie do cliente com a foto contida no documento de identidade do cliente. O algoritmo então determina se há uma correspondência ou não. Maior garantia principalmente contra fraudes e outros tipos de prejuízos.

2- Segurança em transações bancárias

O banco biométrico é outro benefício do Face Match. Em vez de usar senhas, os clientes podem autorizar transações olhando para o smartphone. O reconhecimento facial pode tornar os cartões de débito e as assinaturas uma coisa do passado.

3- Verificações de pagamento

A comparação facial é conveniente para verificações de pagamento. Os clientes podem usar facilmente seus smartphones para tirar selfies que podem ser comparadas com a imagem registrada que o provedor de pagamento tem em seu banco de dados.

Reconhecimento facial também pode ser usado para pagamentos sem atrito, onde os rostos dos compradores são examinados por câmeras de reconhecimento facial. As mercadorias podem ser marcadas e rastreadas usando chips RFID e os dados bancários dos clientes podem ser armazenados junto com suas imagens faciais em um banco de dados. 

Em conjunto, isso significa que a compra pode ser debitada quando os consumidores saem de uma loja, sem a necessidade de passar pelo processo de checkout tradicional.

4- Controle de acesso

Quando se trata de controle de acesso, a tecnologia de correspondência de rosto é conectada a uma câmera, que tira uma foto da pessoa tentando obter acesso a uma sala, edifício, evento, aplicativo ou dispositivo. 

O Face Match compara a imagem a um banco de dados de rostos de indivíduos que receberam autorização. Se houver uma correspondência, o acesso é concedido. 

Uma das vantagens de usar a correspondência de reconhecimento facial neste contexto é que muitas pessoas já estão familiarizadas com a tecnologia, uma vez que o Face Match agora é usado para desbloquear muitos smartphones, bem como sistemas de segurança doméstica inteligentes, como o Nest.

5- Vigilância

Lojas de varejo, bancos, aeroportos, etc. podem usar a tecnologia de correspondência facial para reconhecer quando indivíduos que estão em uma lista de ladrões de lojas conhecidos, criminosos procurados ou suspeitos de terrorismo, por exemplo, entram nas instalações.

6- Processamento mais rápido

O processo de reconhecimento de rosto leva apenas um segundo, o que traz benefícios para as empresas que utilizam o Face Match. Em uma era de ataques cibernéticos e ferramentas de hacking avançadas, as empresas precisam de tecnologias seguras e rápidas. Em conjunto com o OCR, o reconhecimento facial permite a verificação rápida e eficiente da identidade de uma pessoa.

 

Data Engine auxilia na segurança nas informações

Plataforma de onboarding e validação cadastral 100% digital, o Data Engine proporciona muito mais agilidade e menos risco para o seu negócio.

Com a solução é possível consultar CPF, CNPJ, score, dados cadastrais, restrições de crédito ou de cadastro, mídia negativa, e-mail, endereços, telefones, protestos, negativações e dezenas de outras informações. 

É a melhor maneira de ter acesso a todas as informações, de qualquer pessoa, em único lugar. A ferramenta é capaz de acessar várias fontes diferentes, não apenas bureau de crédito.

Essa aplicação também conta com uma API Face Match, que possibilita o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) para extração de dados (CNH ou RG) e OCR para extração de dados e validação de dados próprios.

Para entender melhor sobre o Data Engine, fale com os nossos especialistas.

Recomendados para você

Pessoa interagindo com projeção de rede de arquivos
O que é avaliação interna de risco? ...
Logo da ONU
API Sanções da ONU com Data Engine ...
Homem de terno apontando para números no computador
Validação cadastral: porque é importante otimizar esse processo ...