Fábrica de Testes: entenda como funciona esse serviço

Leonardo Reis Vilela

18 fevereiro 2019 - 17:53 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31

Pessoa em mesa de trabalho realizando atividades em computador

Realizar testes de software internamente pode trazer muitas dificuldades para uma empresa, seja por falta de conhecimento de técnicas adequadas para garantir a qualidade, seja por indisponibilidade de tempo da equipe ou por TI não ser o core business. Se essa mesma equipe, que é responsável pelas etapas de produção e desenvolvimento, também tem a responsabilidade de realizar a rotina de testes, a estrutura adequada para garantir o distanciamento nesse processo pode não gerar o resultado esperado.

A utilização de uma fábrica de testes pode ser a solução mais adequada para que sua empresa conquiste sucesso com essa importante etapa.

Neste artigo, vamos apresentar para você o que é um fábrica de testes, como ela funciona e como sua empresa pode se beneficiar com este serviço. Confira!

O que é uma fábrica de testes

Testes são utilizados para garantir a qualidade dos produtos criados e gerar satisfação total aos usuários finais. No entanto, se a equipe que desenvolve é a mesma que testa, os resultados podem não ser tão positivos. É normal que tenhamos mais dificuldade em identificar nossos próprios erros. Por isso, para não comprometer o resultado final, evitando falhas e prejuízos futuros, você deve pensar em como incluir essa etapa no processo da sua empresa.

A fábrica de testes, portanto, é a solução que atua como parceira do seu negócio, ficando responsável por fazer todas as rotinas de testes para encontrar qualquer possível bug ou erro que possa existir no software – como informações confidenciais de empresas, falhas de pagamentos, imprecisão em valores monetários, atraso no envio de ordens do mercado de ações, entre outros.

Contrate um parceiro para oferecer esse serviço! É importante ressaltar também que a fábrica de teste conta com equipe e infraestrutura próprias.

Entenda o funcionamento de uma fábrica de testes

A fábrica de testes entra em cena após a entrega da solução pela equipe de desenvolvedores. Todos os testes são aplicados em um ambiente específico, com cópias dos bancos de dados para a realização de rotinas para não misturar com o ambiente de produção.

Com esse trabalho, os riscos dos projetos são significativamente reduzidos, com maior controle de qualidade do software desenvolvido. A fábrica de testes estabelece padrões para homologação e entrega para garantir que o padrão estabelecido chegue até os resultados finais do software desenvolvido.

Conte com uma equipe de testes a disposição do seu negócio para garantir a qualidade dos seus projetos! A fábrica de testes também possui outra função importante: a documentação de todos os processos. Com isso, é possível evitar retrabalhos e outros possíveis transtornos. Todas as entradas e saídas são documentadas seguindo as diretrizes do projeto, registrando todos os testes realizados e seus resultados. Todas as falhas, erros e bugs encontrados, assim como as melhorias sugeridas são enviadas para a equipe de desenvolvimento para correções.

Aplique testes de qualidade aos seus processos de TI

Quer conhecer melhor o serviço de fábrica de testes oferecido pela Cedro Technologies? Entre em contato conosco!

A Cedro Technologies é uma empresa focada em soluções em serviços de TI, consultoria e desenvolvimento de softwares que atua no mercado desde 2005. Com sede no Brasil, atende usuários nacionais e internacionais oferecendo soluções especialistas de alta tecnologia para mobilidade, internet e soluções para o mercado financeiro.

Recomendados para você

Desenho de representação do blockchain
O que é blockchain e como isso pode mudar as transações bancárias? ...
Saiba e entenda como usar os chatbots para vender mais ...
Pessoa trabalhando em um tablet
Intent-based networking: o que é rede intuitiva e como funciona ...