Investimentos e Mercado de Ações

Entenda o que é Ancord e sua importância no mercado financeiro

Avatar do Gustavo Ribeiro

Por Gustavo Ribeiro

08 agosto 2023 - 09:00 | Atualizado em 23 agosto 2023 - 18:02


entenda-o-que-e-ancord-e-sua-importancia-no-mercado-financeiro
0
(0)

Para quem tem interesse em atuar profissionalmente no mercado financeiro ou deseja investir recursos próprios de modo mais adequado, é essencial conhecer a Ancord. Essa instituição, que é famosa por certificar agentes autônomos de investimento (AAI), tem um papel fundamental na regulação desse setor no Brasil.

Quer compreender melhor a importância dessa entidade e da certificação que ela emite? Continue a leitura deste artigo.

Afinal, o que é Ancord?

A Ancord, ou Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, é uma organização que representa as empresas do mercado de capitais e financeiro. Fundada há mais de 50 anos, atua para defender interesses dessas companhias perante variados órgãos reguladores, B3 e outras entidades.

Além disso, também age em busca de capacitar e atestar a qualidade de AAIs e propiciar bases sólidas para que investidores encontrem um ambiente ético ao fazer seus investimentos.

A associação é reconhecida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e autorizada a regular e fiscalizar as atividades de corretoras, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, câmbio e mercadorias, bem como de agentes autônomos de investimentos.

A importância da Ancord para empresas do mercado de capitais e financeiros

Um dos papéis essenciais da Ancord está em atuar para a manutenção de padrões éticos no setor. Ela estabelece regras e normas que devem ser seguidas pelas empresas que atuam no mercado financeiro. Isso dá maior integridade a operações e auxilia a evitar práticas fraudulentas.

Além disso, ao promover programas de capacitação e certificação de profissionais, assegura que eles contem com qualificação adequada para orientar investidores de forma responsável.

Ao investir por meio de empresas reguladas pela Ancord e profissionais atestados por essa organização, as pessoas aumentam suas chances de obter retornos consistentes e diminuem a probabilidade de terem de lidar com situações antiéticas.

A existência de uma associação autorreguladora como a ANCORD ajuda a fortalecer a transparência e a credibilidade do mercado de capitais e financeiros como um todo. Isso atrai mais investidores e contribui para o crescimento saudável do setor.

Qual é o papel do agente autônomo de investimentos?

Cabe ao agente autônomo fazer a assessoria de investimentos de pessoas que decidem investir no mercado financeiro. Esse profissional deve, sempre de modo ético e objetivo, orientar quanto às opções disponíveis e explicar características de ativos e produtos. 

A certificação da Ancord para AAIs é essencial para quem deseja ocupar essa posição porque atesta a formação teórica e prática para atuar de modo técnico na orientação a futuros clientes

Dados de mercado financeiro para sua empresa

Ou seja, a certificação denota que o agente será capaz de, ao analisar a situação financeira de uma pessoa, auxiliá-la na tomada de decisões em relação aos melhores ativos para ela.

Para proporcionar e mensurar essa qualidade, a Ancord investe em treinamentos e conta também com um exame de certificação, que pode ser realizado presencialmente ou em casa.

Vantagens em ter a certificação da Ancord

A credibilidade profissional reconhecida ao obter a certificação da Ancord é um dos atrativos para AAIs que fazem o exame disponibilizado pela entidade. Com esse documento, é possível atestar a qualificação necessária para desempenhar suas funções de maneira ética e responsável. 

No entanto, essa não é a única vantagem obtida com essa declaração emitida pela organização. 

Em seus materiais, a Ancord disponibiliza informações atualizadas sobre o mercado financeiro, regulamentações e melhores práticas. Isso auxilia agentes autônomos a prestarem um serviço qualificado e informado aos seus clientes.

Além disso, vale a pena mencionar que a associação representa os interesses dos agentes autônomos junto aos órgãos reguladores e outras instituições, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas atividades.

Em tempo, saiba que a certificação para AAI é obrigatória para quem busca trabalhar como agente de investimentos junto a uma corretora. E a Ancord é a única entidade autorizada pela CVM a credenciar e certificar esses assessores no país.

Por que a Ancord é importante para investidores em geral?

O mundo do mercado financeiro pode ser bastante desafiador. De Tesouro Direto a criptomoedas, de blue chips a small caps, há uma série de terminologias, tipos de investimentos e detalhes essenciais que devem ser conhecidos por quem busca os melhores resultados ao realizar aportes em diferentes produtos. 

Ao atuar na regulamentação de instituições financeiras e de profissionais do mercado, a Ancord visa garantir a proteção de investidores. Isso ajuda a evitar práticas fraudulentas e proporciona maior segurança ao investir.

A instituição também é importante porque, ao estabelecer padrões éticos e profissionais, promove a transparência no mercado financeiro. 

Vale destacar ainda que, além de oferecer treinamentos para aprimoramento de profissionais, a Ancord também traz cursos gerais básicos para o público interessado no mercado financeiro. Assim, fica fácil proporcionar conhecimento para que investidores tomem decisões mais acertadas.

Gostou deste conteúdo? Agora você já sabe o que é Ancord, mas ter conhecido essa organização é apenas um dos passos para quem quer entrar ou se aprofundar no mundo dos investimentos. Para continuar acompanhando dados relevantes sobre a área, é só seguir no nosso blog.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

+ posts

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia, é Pós-Graduando no MBA em Marketing da USP/Esalq e Mestrando em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. É especialista em Inbound Marketing, com foco em tecnologia e mercado financeiro.

Comentários: