5 dicas para o seu projeto de aplicativo não falhar!

Rogério Marques

23 maio 2017 - 14:10 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:49

Pessoas escrevendo em post-its colados em mural

Não há como fugir, atualmente, a tecnologia está impregnada no dia a dia das pessoas. Seja no ambiente de trabalho ao usar um software de gestão, passar por uma cancela eletrônica de um estacionamento, ou mesmo ao utilizar um cartão magnético no transporte público.

Para cada uma dessas situações, os aplicativos são utilizados direta ou indiretamente, sendo impensável conceber uma vida sem esses recursos tecnológicos, dada a automação e praticidade proporcionada.

Mas ainda que os aplicativos sejam a solução para muitos problemas, o processo de desenvolvimento de sistemas exige muito cuidado, afinal, envolve esforço, tempo e dinheiro.

Mas não há motivos para alarde. Abaixo, selecionamos 5 dicas para que a sua empresa possa garantir que seu projeto de aplicativo seja desenvolvido corretamente, gerando benefícios para todos.

1. Defina um escopo claro

A maior parte dos problemas em projetos de desenvolvimento de aplicativos consiste na falta de um escopo bem definido que estabeleça o real objetivo da solução. Ter um escopo claro é necessário para eliminar qualquer possibilidade de interpretação errônea.

O que costuma acontecer é que a pressa, comum aos responsáveis pela contratação do projeto de desenvolvimento do aplicativo, force o desenvolvimento das soluções com base em idealizações vagas, sem que antes se coloque tudo no papel.

2. Resolva problemas reais

Ainda que essa recomendação possa não fazer muito sentido, não é tão difícil cair na armadilha de desenvolver aplicativos com recursos que resolvem problemas que não existem.

Por exemplo, se a ideia é criar uma plataforma de aluguel de automóveis, cujos proprietários sejam particulares, não há a necessidade de desenvolver um mecanismo de chat na plataforma, já que recursos como WhatsApp ou telefonia móvel funcionam perfeitamente.

Isto é, os esforços devem se concentrar naquilo que é, de fato, importante para a empresa. Por exemplo, no caso da plataforma citada: consolidar mecanismos de busca, oferecer imagens de qualidade dos automóveis, registrar as classificações das experiências dos locatários, entre outros.

3. Simplifique as coisas

Boa parte dos líderes de desenvolvimento de aplicativos se tornam obcecados por funcionalidades, concebendo soluções com múltiplos recursos, sem que esses sejam explorados efetivamente pelos seus usuários.

Ou seja, muitas vezes um projeto começa com um propósito e no decorrer da realização não se sabe mais qual é a sua real função, dados os botões e menus criados indiscriminadamente.

4. Mantenha o foco e faça bem-feito

Essa consiste em uma das recomendações mais importantes. Ainda que as reuniões de brainstorming sejam muito importantes, em vez de mover esforços em várias direções, o ideal é se concentrar nas melhores ideias.

Afinal, o sucesso de um aplicativo parte da premissa de que se trata de uma solução que resolve os problemas e ajuda as pessoas. Ou seja, uma ideia concebida com o intuito de servir como ferramenta eficiente para seu público-alvo.

Portanto, é uma boa ideia que fará com que a empresa cresça, justificando todo o empenho e investimento.

5. Teste e conte com a ajuda de outras plataformas

Tão importante quanto a etapa de desenvolvimento dos aplicativos é a realização dos testes para garantir que as soluções, de fato, funcionam, não apresentando erros em nenhum de seus recursos.

É importante também verificar a possibilidade de integrar as soluções com outros recursos já disponíveis, dispensando a criação de funcionalidades já existentes em outros sistemas.

E se o projeto de aplicativo falhar?

É consenso que é mais simples desenvolver um trabalho desde o início do que corrigir um que apresenta muitos erros. Porém, a empresa precisa avaliar se o mais conveniente é mover esforços na correção dos aplicativos ou na concepção de um novo.

Seja qual for a decisão do gestor, o conjunto de boas práticas listadas neste post deve auxiliar a empresa a conseguir o melhor resultado na hora de desenvolver um projeto de aplicativo.

Agora que você já sabe quais iniciativas promover para que seus projetos de desenvolvimentos não falhem, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn) e contribuir para o sucesso dos aplicativos que são desenvolvidos?

Recomendados para você

Pessoa usando um notebook
Plataforma de Chatbot: People ...
Homem sorrindo utilizando computador em escritório
Introdução ao framework Ruby on Rails ...
Imagem de tela exibindo códigos de programação
Angular: One framework – Mobile & desktop ...