Comprar ações ou investir em fundos? Saiba qual dá mais vantagem para você!

Bruno Zago

21 março 2018 - 14:23 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Pilha de moedas em frente a computador exibindo gráfico

Muitos investidores enfrentam o mesmo dilema: afinal, é mais vantajoso investir em fundos ou ações? Para ajudar você a arrematar essa difícil questão, resolvemos trazer, neste artigo, informações pontuais sobre as vantagens de cada uma dessas modalidades de investimento.

Esperamos que, a partir desses apontamentos, você possa identificar qual é a melhor opção para o seu perfil de investir. Acompanhe o texto!

Principais vantagens de comprar ações

Para comprar ações na Bolsa é preciso ter um perfil de investidor mais arrojado. Você terá total liberdade de escolha e absoluta autonomia para fazer transações — comprar ou vender seus ativos. Ou seja, ao comprar ações, você se torna responsável por gerenciar o seu próprio investimento.

Colocar parte do seu capital em ações pode trazer riscos, mas se o investidor souber realmente onde está pisando, os lucros poderão ser bastante atraentes. Pense que, ao optar pela compra direta de ações, você pode até estar assumindo sozinho os riscos, mas também não dividirá seus ganhos.

Apesar dos custos com o pagamento das taxas, cujos valores dependem do tipo de investimento e da corretora escolhida, a compra direta de ações garante que os dividendos das empresas nas quais se investe sejam pagos diretamente ao investidor, sem intermediários.

Outra vantagem é poder alugar suas ações, caso queira, já que o investidor torna-se efetivamente dono do papel. Por tudo isso, a compra de ações da Bolsa costuma ser uma boa pedida quando se trata de investimentos com grandes quantias.

É por essa razão que especialistas a recomendam aos investidores especialmente após o acúmulo de bastante capital e de experiência com investimentos.

Principais vantagens de investir em fundos de ações

A vantagem dos fundos de ações é que eles possibilitam ao investidor uma boa rentabilidade, mas com riscos um pouco menores. Isso é possível pela diversificação que essa modalidade permite, possibilitando, por meio de sua divisão em contas, que se invista em diferentes produtos ao mesmo tempo.

A segurança nesse tipo de investimento está no fato de que haverá um gestor de fundos qualificado atuando pelo investidor durante todo o processo. Esse profissional distribuirá os recursos do patrimônio do fundo com o objetivo de conseguir a melhor rentabilidade para o investimento.

Existem duas opções nesse caso: os fundos abertos e os fechados. Os primeiros permitem que o investimento seja feito e resgatado a qualquer hora. Já os do tipo fechado poderão ser aplicados e resgatados apenas em períodos determinados.

Esse tipo de investimento se caracteriza pela alta liquidez e é uma boa opção para quem quer investir a longo prazo. Além do fato de ser um jeito descomplicado de investir na Bolsa, os fundos também costumam ser acessíveis, exigem valores razoáveis de investimento e, por isso, atraem investidores novatos ou que não têm tantos recursos.

Como decidir entre investir em fundos ou ações

Se analisarmos o desempenho de investidores pessoas físicas que compram ações na Bolsa diretamente com gestores profissionais de investimentos, veremos que esses últimos terão resultados mais consistentes quase sempre.

No entanto, não há uma resposta única para essa questão. Para tomar essa decisão, o investidor precisa informar-se bastante acerca do mercado para descobrir qual opção é a mais adequada para o seu perfil.

De maneira geral, se você é mais conservador, tenderá a dar preferência para os fundos de investimento, especialmente os de renda fixa. Já a compra de ações parecerá uma escolha mais atraente aos investidores mais experientes e arrojados, como mencionamos.

No entanto, para ambos os casos, é importante atentar para a diversificação de sua carteira de investimentos. O bom investidor sempre varia suas aplicações para melhorar suas chances de obter bons resultados.

Esperamos que com este post você possa ter um direcionamento melhor na hora de investir em fundos ou ações. Aproveite a visita e conheça nossos produtos em software para o mercado de capitais. Para isso, entre agora mesmo em contato com a nossa empresa!

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador com símbolo de rede de segurança exibindo na tela
Conheça as 8 principais diferenças entre a LGPD e a GDPR ...
Homem sentado analisando gráficos no tablet com um caneta
O que é o sinal UMDF da B3? ...
confira-como-melhorar-a-sua-analise-tecnica-do-mercado-financeiro
Confira como melhorar a sua análise técnica do mercado financeiro ...