Como ser um testador no Agile?

Rogério Marques

23 outubro 2018 - 10:32 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31

Pessoas tendo reunião em escritório

Como ser um testador no Agile? Essa pergunta pode parecer boba, porém, com o crescimento da metodologia ágil, muitos profissionais de Qualidade de Software se questionam sobre como ser um bom QA no Agile.

Quando buscamos entender mais sobre o Desenvolvimento Ágil, nos deparamos com o Manifesto Agile que traz os seguintes pilares:

  • Indivíduos e interações entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Conhecendo esses valores do Agile ficou fácil se adequar a esse novo formato, não é mesmo? A minha resposta é: não! Conforme buscamos mais conhecimento percebemos que QAs dentro de um ambiente ágil se sentem excluídos da equipe, já que o paradigma do teste é não ser ágil!

Testadores tradicionais geralmente adotam os seguintes hábitos:

  • Formam uma equipe de teste independente;
  • Participam de uma parte do processo de desenvolvimento (geralmente no final do projeto);
  • Escrevem casos de teste baseados em especificações de requisitos e contrato com o cliente;
  • Criamos planos de teste e executamos sempre mantendo esses mesmos testes.

Os passos citados acima não descrevem um caminho errado para o testador de software tradicional, porém seguindo esse trajeto o profissional não conseguirá se tornar parte da equipe que atua seguindo a metodologia ágil.

Vamos ser um time Ágil?

Quando olhamos para o guia do Scrum a respeito da equipe de desenvolvimento na qual o QA faz parte, podemos dizer que:

“A Equipe de Desenvolvimento é formada por profissionais que realizam o trabalho de entregar um incremento potencialmente liberável do produto concluído no final de cada Sprint.”

Seguindo esse objetivo e buscando ser o testador ideal para um time ágil podemos dizer que o QA precisa ter as seguintes características:

  • Ser auto-organizado;
  • Ser multifuncional;
  • Possuir responsabilidade sobre  o desenvolvimento do produto como um todo.

As características citadas acima parecem simples, porém podem trazer um resultado significativo para o QA em ambiente ágil, veja:

Ser auto-organizado

Dentro do time ágil ninguém irá dizer a equipe de desenvolvimento como devem trabalhar para que o Product Backlog seja transformado em funcionalidades entregáveis. Você e sua equipe devem se organizar para definir as tarefas e alcançar o objetivo com sucesso.

Ser multifuncional

O QA, o DEV e toda a equipe que trabalha para entregar um incremento devem possuir um perfil multifuncional, assim a equipe se apoiará e juntos entregarão um produto de qualidade.

Possuir responsabilidade sobre o desenvolvimento do produto como um todo

O desenvolvedor não é o único responsável pela entrega. Sendo assim, é importante adotar uma visão de responsabilidade sobre o produto como um todo apoiando a quem for necessário com seu conhecimento e habilidades.

Até aqui, podemos chegar à conclusão de que a metodologia ágil não reconhece papéis ou sub-equipes, mas membros que trabalham juntos para entregar um produto final.

A dica é: Seja um testador com habilidades em forma de T, aquele que não possui apenas o conhecimento e as capacidades necessárias para testar uma entrega, mas também que poderá lidar com a área de negócios, desenvolvimento e até mesmo operações, contribuindo ainda mais com sua equipe e promovendo a excelência do produto final.

Recomendados para você

Homem digitando no teclado macbook
Por que ter um profissional de TI dedicado no seu negócio? ...
Homem de terno usando celular enquanto caminha
Você já pensou em investir em aplicativos mobile? ...
Pessoas em uma reunião analisando dados
Sistemas para Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – DTVMs ...