Background Check X Background Screening: qual a diferença?

Vitor Precioso

08 fevereiro 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:27

Três pessoas com trajes sociais analisando a tela de um computador

Muitas empresas confundem o que é Background Check e o que é Background Screening. Porém, os dois termos que significam em geral investigação de antecedentes, têm suas diferenças. 

Ou seja, Background Screening é o ato de investigar. É o processo de procura de informações de clientes, fornecedores ou colaboradores. Já o Background Check, vai além dos antecedentes. A técnica consiste em montar uma espécie de dossiê, com informações relevantes para cada negócio e que podem servir de base para várias ações e decisões da empresa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo e tire suas dúvidas. 

 

O que é Background Check?

O Background Check é uma técnica que tem como objetivo encontrar o maior número de informações disponíveis sobre uma pessoa ou empresa. Com esses dados fica fácil avaliar os novos fornecedores, processo de recrutamento de novos colaboradores e credenciamento de novos clientes.

Além disso, é possível identificar problemas comerciais, financeiros, legais ou até mesmo criminais de uma pessoa ou empresa antes de fechar alguma parceria, por exemplo.

Lembrando que, a checagem de antecedentes não é apenas uma prática exclusiva do compliance, pois essa validação deve ser realizada também em áreas de recursos humanos, financeiro e jurídico como forma de prevenção a fraudes e conformidade com cenários regulatórios.

Desse modo, muitas empresas têm aproveitado o Background Check para facilitar o onboarding de novos clientes aos seus produtos e serviços. Especialmente para as empresas do setor financeiro que precisam validar uma grande quantidade de documentos e analisar a identidade e histórico dos clientes.

E não só isso, as  empresas que não verificam ou validam as informações repassadas por clientes, colaboradores e fornecedores podem sofrer crimes cibernéticos, fraudes e roubos afetando a cadeia de operações do negócio.  

Ou seja, sua empresa ainda pode perder oportunidades por não conformidade com as leis. 

Por isso, ter uma plataforma de Background Check é importante. Pois ela traz diversos benefícios para as áreas da sua empresa que lidam com informações de risco. 

 

O que é Background Screening?

Em contrapartida, o Background Screening é o ato de investir. Ou seja, ele vem antes do Background Check, porém pode ser superficial. Pois, o simples ato de investigar, sem um norte ou uma plataforma, pode levar ao erro e não é isso que a sua empresa quer.

Desse modo, o Background Screening faz parte da  gama de produtos antifraude, porém ele não monitora a fundo como o Check. Assim, por ter uma certa flexibilidade, o Background Screening pode ser um ótimo aliado para empresas que precisam estar em concordância com as regras de KYC (Know Your Customer), KYE (Know Your Employee), KYP (Know Your Partner), Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Due Diligence. 

E, juntamente com o Background Check, onde é feita a validação e análise de risco dos dados, sua empresa estará mais protegida.

Portanto, Background Check e Background Screening não são sinônimos e nem antônimos, eles se completam. 

 

Conheça o Data Engine, a plataforma que oferece o serviço de Background Check

O Data Engine é a plataforma de consulta de dados e validação cadastral desenvolvida pela Cedro Technologies. 

Ou seja, com a nossa plataforma sua empresa pode utilizar essa ferramenta em diversas áreas como compliance, gestão de clientes e recursos humanos/departamento pessoal.

Ao automatizar esse processo, sua equipe terá mais tempo para focar na avaliação das informações encontradas. 

Como funciona? É simples! Para pessoa física, utilize apenas CPF e nome. Já para pessoas jurídicas, Razão Social e CNPJ.

Com o Data Engine, seu negócio pode encontrar diversas informações para apoio na tomada de decisões, como: relacionamentos pessoais, endereços, telefones, emails, processos judiciais, quadro societário, Receita Federal, Sintegra, mídia negativa, entre tantos outros dados.

Clique aqui e veja um vídeo explicativo sobre como o Data Engine pode te ajudar! 

Recomendados para você

Pessoas conversando com recepcionista em sala de escritório
Atualização de dados cadastrais: quando você deve fazer na sua empresa? ...
homem de óculos analisa informações em seu notebook
4 desafios que um profissional de compliance enfrenta hoje ...
Pessoa utilizando computador com símbolo de checklist projetado sobre o teclado
Tudo o que você precisa saber sobre AML ...