Aluguel de ações: como é possível operar com aluguel de ações?

Bruno Zago

22 agosto 2018 - 09:24 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:49

Gráfico numa folha com moedas em cima

O aluguel de ações é uma das diversas possibilidades que o mercado financeiro oferece. Ele permite a operação temporária com determinados ativos, tudo devidamente definido em contrato, tanto para o tomador quanto para o doador.

Com as devidas práticas de segurança e a busca pelo método adequado, é possível ter bons resultados. Neste post, você entenderá melhor como funciona essa operação, conhecendo suas regras e as vantagens que essa atividade proporciona. Confira a seguir!

Como funciona o aluguel de ações?

Entender essa possibilidade de operação não envolve muitos mistérios. Assim como em um modelo tradicional de aluguel, determinado ativo é disponibilizado pelo seu dono, que nessa operação é chamado de doador, e fica de posse de quem aluga, o tomador.

Durante esse período, quem toma o aluguel tem o direito de operar com esse ativo livremente, tendo a posse de todo o lucro obtido com o trading. Essa é justamente a proposta principal, permitindo que os dois lados tenham vantagens, já que o doador recebe uma taxa por esse aluguel.

Tempo e valores

Para que esse aluguel de ações aconteça, é preciso que as partes envolvidas fechem os detalhes da operação por meio de um contrato, com definição de pontos como o tempo e os valores pagos. Nesse documento é importante que todos esses detalhes sejam devidamente pontuados.

Como disponibilizar ações da sua carteira?

O aluguel de ações é uma possibilidade protegida pela Bovespa, ou seja, regularizada. Quem tem ativos em carteira e desejar disponibilizá-los para aluguel, basta entrar em contato com uma corretora.

Assim, da maneira certa e dentro das regras, o dono desse ativo pode definir junto a essa corretora o quanto ele quer por nesses alugueis, o tempo em que o ativo ficará alugado e outros detalhes importantes sobre a operação.

É fundamental ressaltar que o aluguel não deve ser feito de outra maneira a não ser essa. Além de ser ilegal, a operação sem a intermediação de uma corretora não garante a segurança de nenhuma das duas partes envolvidas no acordo.

Garantias

Para quem pretende tomar o aluguel, é necessário que sejam comprovadas garantias financeiras para que a operação seja concluída. Esse é um mecanismo que protege o dono do ativo, impedindo que ele não receba os valores devidos ao final do período de aluguel das ações.

Entre essas garantias, as corretoras costumam exigir ações do mercado de renda fixa, como CDBs, títulos de Tesouro Direto e LCI/LCA. Entretanto, até mesmo ativos quaisquer podem ser utilizados, caso o tomador os possua. O importante é assegurar que o doador não terá nenhum tipo de prejuízo nessa operação.

Todo o processo de aluguel de ações é fiscalizado e controlado pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, a CBLC. Ela atua em conjunto com as corretoras, mantendo a segurança de todos os envolvidos, regulamentando essa atividade.

Quais as vantagens dessa modalidade?

O aluguel de ações é uma modalidade que tem cada vez mais adeptos, justamente por ser vantajosa tanto para o doador quanto para o tomador. Os lucros obtidos podem variar de acordo com o tempo, o tipo de ativo e as taxas cobradas, mas para ambos é possível ter bons ganhos.

O aluguel terá sempre relevância em momentos específicos, seja para o doador, seja para o tomador. A seguir, entenda como funcionam as possibilidades de cada um deles e em quais períodos essa operação é vantajosa.

As vantagens do doador

Geralmente, ativos colocados à disposição são aqueles em que o seu dono, nesse caso o doador, não está operando no momento. Essa é uma ótima opção para quem possui uma carteira de ativos vasta, mas não pode trabalhar com todos simultaneamente.

Essa opção se torna também muito interessante para quem pretende ter ganhos a longo prazo. Sendo assim, ao disponibilizar para aluguel, esse proprietário consegue fazer dinheiro com as taxas cobradas, enquanto a ação valoriza.

Os lucros podem ser ainda maiores se esse doador colocar mais de um ativo em aluguel. Dessa forma, ele nunca terá uma ação parada, sem gerar algum lucro. No final das contas, ele terá seu ativo de volta, sem nenhuma mudança e embolsando bons valores.

As vantagens do tomador

O tomador do aluguel de ações geralmente é um trader experiente e que entende os movimentos do mercado. Se ele observa que determinado ativo tem boas chances de valorizar, ele busca o aluguel para poder operar com essa ação temporariamente.

Todo o lucro que obtiver durante o tempo em que operar com esse ativo fica com ele, precisando apenas retornar essa ação para o seu dono. Geralmente, esse trader compra um ativo e o vende assim que tem em mãos, esperando movimentos de queda.

Dessa forma, próximo à data de devolução, o tomador recompra a mesma ação, já após a queda e com um preço bem menor, conseguindo obter o lucro que desejava. Tudo isso é feito por meio de análises e estudos, contando sempre com especulações sobre preços das ações.

Quais as taxas, as restrições e os riscos envolvidos?

As taxas de aluguel são definidas em comum acordo entre doador e tomador, sem que haja nenhum tipo de tabela de preços. Desde que ambos estejam de acordo e os valores sejam dispostos em contrato, não haverá nenhum problema.

Esses valores podem variar de acordo com a relevância do ativo negociado. Naturalmente, se há expectativa de que determinada ação ofereça maiores possibilidades de negociação, a tendência é que ela seja mais cara.

Por mais que os valores de aluguel possam ser livremente definidos, preços que sejam muito diferentes do mercado, seja para mais, seja para menos, estarão sob análise. O banco de títulos do CBLC está sempre atento a possíveis negócios irregulares, com taxas muito acima do que é praticado no mercado.

Quanto aos riscos, ele são bem pequenos, já que todo aluguel é protegido por contrato. A operação em si é isenta, porém, quem toma o ativo é quem está exposto a perdas durante a sua operação, o que é natural em qualquer atividade de trading.

Optar pelo aluguel de ações é um movimento seguro e que pode ser muito interessante, provendo rendimentos tanto para quem disponibiliza quanto para quem paga pelo aluguel.

Além dessa modalidade de operação, você pode ficar sabendo de outros assuntos muito interessantes sobre o mercado financeiro. Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos diretamente no seu e-mail!

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador em sala de escritório
O OMS Multiassets da Cedro Technologies para B3, Renda Fixa, Fundos e Tesouro ...
Mesa de operação de programa de áudio com diversos aparelhos
API webservices para mercados BOVESPA e BM&F ...
Homem em traje social na frente de prédio com mulher analisando folha em segundo plano
13 dicas para profissionais de finanças se diferenciarem ...