Qual a melhor plataforma para acompanhar o mercado financeiro?

Bruno Zago

03 janeiro 2023 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

acompanhar-o-mercado-financeiro

Acompanhar o mercado financeiro faz parte (ou deveria fazer) da rotina de qualquer investidor. Afinal de contas, é esse trabalho de monitoramento e análise que permite a você tomar decisões mais assertivas e a agregar um pouco mais de proteção ao seu patrimônio.

Sem falar que isso ajuda a minimizar os riscos de atuar no mercado financeiro. Pois mesmo as modalidades mais estáveis do mercado vêm acompanhadas de um grau (elevado ou não) de risco.

E saber onde se informar faz parte desse processo. Para ajudar, reunimos algumas boas opções neste post para você acompanhar o mercado financeiro — seja pelo computador ou por apps. Boa leitura! 

Por que é importante acompanhar o mercado financeiro?

Ao dar os primeiros passos no mundo dos investimentos, você logo deve perceber que nenhuma decisão é baseada exclusivamente no instinto ou em um palpite delegado ao acaso – um dos principais erros que traders iniciantes devem evitar

Afinal de contas, existem situações diversas que transformam o cenário econômico com dinamismo e alta velocidade de mudanças.

Por exemplo, uma crise econômica pode derrubar o preço de determinados ativos, enquanto a alta da inflação pode aumentar o valor de outros. E ao acompanhar o mercado financeiro, você tem mais informações ao seu alcance para tomar as decisões seguintes.

Portanto, não existe apenas uma plataforma para acompanhar o setor, mas diferentes sites e aplicativos que podem servir de grande auxílio para as suas análises. Isto ajuda a agregar mais proteção ao seu patrimônio e contribuir ativamente com o seu perfil de investidor e objetivos.

>> Leia também: Dados de mercado: tudo que você precisa saber para investir

Aplicativos para você monitorar o mercado financeiro

Está com o smartphone sempre à mão? Confira alguns meios de manter-se com informação em tempo real e sempre ao alcance com alguns aplicativos!

1. Gorila

Boa ferramenta que concentra as informações dos seus investimentos, atualizando seus respectivos valores em tempo real, e que permite acesso à rentabilidade histórica de cada aplicação.

Vale destacar, também, que o aplicativo é gratuito e possui versões tanto para sistemas Android quanto para iOS.

2. Kinvo

O Kinvo é outra plataforma que tem auxiliado investidores a acompanhar o mercado financeiro. Com ele, você encontra recursos para analisar e controlar seu patrimônio. E na versão paga tem até mesmo a possibilidade de avaliar os riscos e retornos de cada aplicação.

3. Real Valor

O Real Valor é uma boa plataforma para acompanhar o mercado financeiro. De usabilidade facilitada e um design fácil de aprender, o aplicativo importa automaticamente as informações dos seus investimentos e ajuda a analisar a performance de cada um dos seus ativos cadastrados.

4. Tesouro Direto

Quem investe em títulos públicos do governo tem acesso ao aplicativo do Tesouro Direto. Nele, você consegue avaliar os seus atuais investimentos e também analisar outros títulos do Tesouro Direto que podem ser do seu interesse.

5. Bloomberg

A empresa, que é uma grande referência do setor, tem um aplicativo interessante que torna facilitado o acesso a informações relevantes da economia. Por exemplo:

  • acontecimentos;
  • cotações;
  • taxas de juros.

Entre outros fatos que podem, inclusive, ser programados para que você receba notificações de acordo com os seus reais interesses.

6. Finimize

Mais um aplicativo que reúne os acontecimentos de mais destaque do mundo financeiro e promove um compilado para ser lido em poucos minutos.

Isso pode ser feito tanto pelo resumo diário fornecido pela plataforma ou a partir de um programa com 30 minutos de duração e com abordagens diversas sobre tendências do mercado.

Ferramentas para acompanhar o mercado financeiro

Embora aplicativos tenham versões acessíveis via desktop e vice-versa, é possível destacá-los por meio dos locais onde eles adquiriram mais reconhecimento.

Por isso, separamos também alguns sites que você pode acessar constantemente para qualificar as suas decisões e ficar sempre por dentro do que está acontecendo no mercado financeiro.

Fast Trade

Atuando como a opção mais completa em termos de ferramentas para controle e monitoramento das movimentações do mercado das finanças.

Trazendo um sistema amplo e que acompanha as necessidades dos usuários e com uma interface user friendly e interativa, é possível ter acesso a dados em tempo real, com diversas possibilidades de uso, atendendo aos pontos essenciais de quem trabalha no ramo.

O Fast Trade é uma plataforma robusta para quem busca acompanhar o mercado financeiro de forma simples e integrada, podendo ser utilizada em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e também na versão web. Com ela, é possível:

  • fazer simulações de estratégias e operações em tempo real da Bolsa de Valores; 
  • otimizar seu trading com o que há de mais avançado atualmente, como os gráficos de Candles, Barras, Renko e mais;
  • estudar as tendências por meio de materiais disponíveis como o times & trade, histórico de navegação, entre outros;
  • ter acesso aos padrões de oscilação de ativos; e, ainda
  • tutoriais completos sobre como trabalhar na plataforma para quem está começando a se aventurar no mundo do mercado financeiro.

Fundamentus

De visual simplificado e prático, o sistema Fundamentus oferece um balanço completo das operações na Bolsa de Valores do país.

Incluindo informações sobre o histórico completo, indicadores diversos, o balanço patrimonial de cada empresa e muito mais dados que ajudam você a monitorar e se informar sobre o mercado financeiro.

Status Invest

O Status Invest é um dos portais mais usados por investidores no Brasil — profissionais e investidores de primeira viagem. Isso porque todo o portal foi pensado para reunir informações precisas, atualizadas e diversificadas sobre os grandes ativos do mercado financeiro.

E isso tudo por meio de um serviço prestado gratuitamente, oferecendo também possibilidades de comparar empresas de um mesmo setor de atuação, além de ter acesso a dados históricos.

Ou seja: um meio eficiente de qualificar cada vez mais a sua base de informações para fazer escolhas com menos riscos e mais segurança nas suas decisões.

>> Saiba mais: Gerenciamento de riscos de investimentos: você sabe como fazer?

Suno Analítica

Por fim, podemos indicar a Suno Analítica como uma boa plataforma para acompanhar o mercado financeiro. Nela, você tem acesso aos principais indicadores que oferecem base para análises fundamentalistas das ações disponibilizadas no país.

Isso tudo por meio de um sistema atualizado em tempo real, com cotações, demonstrações de balanços contábeis e com rápida visualização de todo tipo de indicador de desempenho.

APIs Cedro para integração com o mercado financeiro

Para auxiliar investidores e empresas envolvidas com o mercado financeiro, a Cedro Technologies desenvolveu as APIs Cedro para integrar dados de investimentos com soluções para negócios. 

Com essa ferramenta, é possível garantir em curto time-to-market e aceleração da inovação dos negócios, com maior escalabilidade nos processos e redução de custo e tempo para desenvolvimento.

O mais interessante, ao ver essas plataformas para acompanhar o mercado financeiro, é que elas são tão amplas quanto diversificadas. Com isso, em rápidas experiências em cada uma delas já dá para ficar evidente o tipo de informação que você procura e, portanto, quais sistemas melhor se adaptam ao seu perfil e às suas necessidades e objetivos ao investir.

E como o assunto central gira em torno de boas dicas para você investir com segurança e com possibilidades de altos retornos no mercado financeiro, aproveite para ver também 6 dicas para você ganhar mais nos seus investimentos!

Recomendados para você

Gráfico de análise técnica com curvas ascendentes e decrescentes
A diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica ...
DREX: o que é e como vai funcionar a moeda digital brasileira  ...
Gráficos de candle de operações na bolsa
Webservice e API Rico.com.vc – B3 ...