6 razões para a transformação digital falhar na sua empresa

Leonardo Reis Vilela

11 junho 2019 - 15:22 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Símbolo de rede representando o 5G com imagem de cidade em segundo plano

A tecnologia muda constantemente nossa sociedade de forma rápida e constante. Com sua infinidade de aplicações, os negócios enxergam cada vez mais a necessidade de abandonar processos analógicos e antiquados. Utilizar soluções tecnológicas alinhadas a um novo rearranjo social é uma questão de sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos. Por isso, a transformação digital está se consolidando em todas as áreas.

Começar essa jornada já dando passos em falso pode ser desastroso para os negócios. Para mostrar com clareza para você os erros que podem influenciar negativamente seus resultados, listamos 6 razões que contribuem para a transformação digital falhar na sua empresa. Fique atento e confira:

1. Falta de planejamento

Como a transformação digital é uma necessidade cada vez maior, especialmente em alguns setores como o mercado financeiro, diante do avanço da concorrência e a sensação de urgência de mostrar que também está nesse processo, muitas empresas começam sem ter um planejamento coerente.

Essa falta de objetivos e delimitações pode trazer consequências graves para a empresa. Por isso, antes de pensar em implementar qualquer nova tecnologia, faça um planejamento com as expectativas, critérios de avaliação e prazos, além de ter clareza de como isso impactará na realidade do negócio e de seus colaboradores.  

2. Aplicar a transformação digital como se fosse uma mera atualização tecnológica

Se um negócio começou o processo de transformação digital acreditando que isso se resume à implementação de novas tecnologias, já é um sinal vermelho.

Se os investimentos estão sendo feitos unicamente para as equipes de TI e deixam de lado as demais áreas, especialmente a de negócio, a empresa não está passando por uma transformação digital completa.

É preciso inteirar todos os colaboradores e focar esse processo no que seus clientes querem.

3. Sem profissionais ou apoio especializado adequados

Se a decisão de iniciar o processo de transformação digital é puramente de negócios, sem contar com as habilidades adequadas dentro de casa, então os resultados também serão péssimos.

A contração de talentos com o conhecimento específico nas tecnologias a serem implementadas é um dos grandes obstáculos. É importante, portanto, se organizar antes de iniciar a transformação digital sem as pessoas capacitadas.

Se esse for o caso do seu negócio, a contratação de parceiros especializados em transformação digital e nas novas tecnologias necessárias pode suprir essa demanda mais rapidamente, garantindo experiência e entrega.

4. Limitar a transformação digital à área de TI

A equipe de TI é quem vai lidar mais frequentemente com as novas tecnologias adotadas pela empresa na prática. No entanto, isso não significa que somente essa área irá lidar com a transformação digital.

Como mostramos anteriormente, a transformação digital não se limita ao uso de novas tecnologias. Portanto, também não se restringe às suas equipes de desenvolvimento e infraestrutura.

5. Cultura organizacional

O engajamento das suas equipes é fundamental para a aceitação ou declínio de novos processos. Se seus colaboradores estão acostumados com um método mais antiquado e, na hora de implementação de novos recursos, a empresa não leva em consideração a construção de uma experiência positiva das novas soluções, considerando as contribuições dos principais afetados por essas mudanças: os usuários finais.

Não inteirar os colaboradores do processo de mudança e sem a capacitação adequada, os resultados da transformação digital na sua empresa podem falhar. Demais equipes, além de TI, precisam estar por dentro também e comprar essa ideia junto com os gestores.

6. Acreditar que o processo acaba

A transformação digital não é um fim em si, mas um novo mindset para as organizações. Isso significa que não existe uma previsão para terminar a implementação desse processo. Ela nunca estará “completa”.

É preciso aceitar que esse é o novo paradigma para as empresas e que deve ser ajustado conforme a necessidade dos clientes e da organização, dos avanços da tecnologia e continuar a transformar e melhorar os negócios, se mostrando ágil e eficiente.

Conte com a Cedro Technologies na sua jornada pela transformação digital

A Cedro Technologies é uma empresa de TI que atua no mercado desde 2005, com foco em negócios digitais e no mercado financeiro. Com ampla expertise, trabalha lado a lado com diversas empresas no seu processo de transformação digital.

Quer saber como a Cedro Technologies pode auxiliar o seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas!

Recomendados para você

Sala com muitas máquinas de servidores
Compute on Demand-Infraestrutura Datacenter Bovespa ...
Sala de cinema com materiais de projeção antigos
Filmes para devs: 8 títulos essenciais para assistir! ...
Pessoas encostadas em parede utilizando seus celulares
As demandas da Geração Z para os novos serviços financeiros ...