Conheça 5 tipos de ambientes que proporcionam inovação

Rogério Marques

16 março 2017 - 12:26 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Pessoas em reunião analisando dados em prancheta

Independentemente da área, a inovação é o oxigênio de todo empreendedor. As grandes ideias criam grandes riscos e desafios e, mesmo que motivados e com boas ideias, muitos desses empreendedores podem desanimar com o tamanho dos obstáculos.

É para esse tipo de situação que existem os ambientes que proporcionam inovação. São lugares, empresas e programas que ajudam o empreendedor a quebrar essa barreira e transformar sua ideia em um produto real. Veja, neste post, os 5 principais tipos:

1. Coworking

O coworking é um conceito que ganhou muita força no Brasil pelos seus resultados evidentes no aumento de produtividade e inovação.

Muitos empreendimentos começam com uma pessoa e uma ideia. Por ser um trabalho cansativo e muitas vezes solitário, é difícil afastar o olhar do seu projeto e encontrar caminhos novos para solucionar problemas.

Coworkings são escritórios coletivos, onde você trabalha junto a várias pessoas de outras áreas e empresas. Além do ambiente de trabalho aumentar sua produtividade, a troca de ideias e o networking com esses profissionais é um gatilho para a inovação.

2. Incubadoras

As incubadoras são projetos para ajudar o empreendedor a realizar sua ideia desde o princípio. Muito comuns em universidades, esses programas dão suporte para formatar o negócio, gerir e se posicionar no mercado.

Com esse apoio desde o início, o empreendedor ganha mais fôlego para se dedicar à sua ideia e, com o contato com especialistas e profissionais da área, cria-se um ambiente muito mais propício para a inovação.

3. Aceleradoras

Algumas aceleradoras agem um pouco como incubadoras, mas, em geral, são empresas ou programas mais focados no desenvolvimento de startups, quando sua ideia já está formatada em um negócio, mas ainda não se sustenta por conta própria.

As aceleradoras dão apoio em forma de investimento, conteúdos relevantes, coachings e seminários, tudo para preparar uma empresa iniciante a dar um salto de maturidade.

Em troca, muitas dessas empresas e programas exigem uma parte da startup. Mas é em geral uma porcentagem justa, se comparada com o apoio financeiro e, principalmente, a chance de focar em sua ideia e inovar.

4. Parques tecnológicos

A grande vantagem dos parques tecnológicos é que eles unem várias esferas de poder e conhecimento para desenvolver ideias inovadoras. Eles selecionam empresas com esse perfil para participar de um programa que une o poder público, instituições de pesquisas e universidades.

Se você não tem certeza se a sua ideia é uma tecnologia viável, esse é o ambiente perfeito. Com tanta gente capacitada para pesquisa e conhecimento, parques tecnológicos são grandes centros de integração profissional e inovação.

5. Ambientes de inovação digitais

Hoje existem, também, vários ambientes digitais para um empreendedor desenvolver a sua ideia. São grupos de discussão, portais e serviços que conectam pessoas pela paixão de empreender e oferecem soluções tecnológicas para que você pense apenas em inovar.

Seja dentro ou fora da internet, dentro ou fora de um escritório, o importante é que ambientes de inovação são lugares perfeitos para quem tem uma ideia e encontra dificuldades para mostrá-la ao mundo.

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber dicas e novidades diretamente no seu e-mail!

Recomendados para você

Imagem de pessoas analisando tendências em um computador
5 tendências digitais que corretoras e seguradoras devem acompanhar ...
Pessoas em sala de escritório apertando as mãos
Quais habilidades são comuns entre os líderes de sucesso? ...
Pessoas em startup utilizando computador em reunião
O que é startup e como criar uma? ...