WhatsApp Business API – Uso, Implantação e Integração

Vitor Precioso

01 setembro 2019 - 08:35 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Foto de um celular com o aplicativo whatsapp business e logo de cedro em primeiro plano

Se você deseja integrar sua plataforma ou serviços ao WhatsApp, isto já é possível por meio do WhatsApp Business API. Assim como os e-mails definiram a comunicação nos anos 90, a segunda década dos anos 2000 foi definida por aplicativos de mensagens. Com mais de 1,5 bilhão de usuários, o WhatsApp possui a maior base de usuários entre todos os aplicativos de bate-papo.

Se você deseja solicitar a API do WhatsApp Business, faça o seu pedido aqui.

Com o PEOPLE você pode integrar seus serviços ao WhatsApp Business API – Crie agora mesmo uma conta no PEOPLE.

Com o WhatsApp Business API é possível:

  • Realizar o atendimento de seus usuários com diversos operadores/atendentes
  • Uso de inteligência artificial para atendimento automático
  • Criar serviços inteligentes como Chatbots por exemplo
  • Relatórios de uso, Estatísticas e Logs
  • E muito mais.

Para usar os novos recursos do WhatsApp Business, você precisa ser aprovado oficialmente* pelo WhatsApp e utilizar alguma plataforma, como o People – desenvolvido pela Cedro.

Para falar conosco: comercial@cedrotech.com ou https://www.people.com.ai ou pelo 011 3014 0200 ou ainda no WhatsApp+55 34 9 9876 9980 

Quem pode utilizar o WhatsApp Business API?

O serviço de APIs do WhatsApp Business é indicado para empresas que desejem prover serviços e realizar atendimento automatizado utilizando alguma plataforma, como o PEOPLE (desenvolvida pela Cedro).

Para utilizar as APIs do WhatsApp Business, a empresa precisa passar por um processo de aprovação junto ao WhatsApp.

Por que incluir o WhatsApp Business API em uma estratégia de marketing?

Se você decidir usar o WhatsApp Business API em sua empresa para se comunicar com clientes ou clientes, a vantagem é que você interage em tempo real. O cliente não precisa esperar por uma resposta como no e-mail ou mensagem SMS, mas tem uma resposta imediata da sua empresa.

Além disso, a empresa e os clientes podem trocar mensagens multimídia (fotos, vídeos, documentos ou mensagens de voz). O WhatsApp, o SMS e as comunicações por e-mail podem ser usados ​​para comunicação unidirecional, mas o WhatsApp pode ajudar a transformar a comunicação em uma conversa.

Conheça algumas estatísticas de uso do WhatsApp por todo o mundo:

Antes de compartilhar como podemos te auxiliar a obter o acesso às APIs do WhatsApp, gostaríamos de dividir algumas estatísticas relevantes do WhatsApp:

  • WhatsApp tem 1,5 bilhão de usuários em 180 países, o que faz dele o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo. O Facebook Messenger está em segundo lugar com 1,3 bilhão de usuários.
  • Há diariamente um bilhão de usuários ativos.
  • O maior mercado do WhatsApp é a Índia, com mais de 200 milhões de usuários.
  • O Brasil já possui mais de 120 milhões de usuários no WhatsApp.

WhatsApp pelo mundo:

Agora, este é um estudo interessante. Embora o WhatsApp seja líder entre os aplicativos de mensagens instantâneas, ele ainda precisa chegar ao primeiro lugar em cerca de 25 países, incluindo EUA, França, Austrália e Canadá, já que o Facebook Messenger conquistou o mercado nesses países.

América Latina e África:

A popularidade do WhatsApp tornou-se um fenômeno global e está ganhando renome semelhante nos países latino-americanos também. Por exemplo, no Brasil a entrada do WhatsApp é de 66%, enquanto no México, a taxa de penetração do WhatsApp é de 91%.

Além disso, os países africanos também foram dominados pelo WhatsApp. Na verdade, devido ao WhatsApp, o uso da Internet aumentou na África, como, por exemplo, o WhatsApp é responsável por 50% do uso de dados no Zimbábue.

WhatsApp Business API e seu negócio:

WhatsApp está aumentando o uso da Internet por todo o mundo e também tem impactado positivamente os negócios ao redor do planeta. E isto se potencializou com a liberação da versão do WhatsApp Business e agora com a disponibilização do WhatsApp Business API.

Para auxiliar os nossos clientes em suas estratégias, a Cedro integrou em sua plataforma People ao WhatsApp Business API.

Isto significa que você pode se beneficiar da plataforma People de inúmeras maneiras:

  • Usar a plataforma oficialmente com diversos atendentes e integrado ao WhatsApp, Facebook, Skype e outras redes. Se você quiser integrar o WhatsApp, é necessário ter acesso oficial ao WhatsApp Business API.
  • Controlar os atendimentos (protocolos, trilhas de auditoria e amplos relatórios), incluindo o WhatsApp Business API, Facebook, Telegram e todos os demais canais integrados em sua conta.
  • Integrar serviços (automatizando) no WhatsApp e demais redes sociais.
  • Desenvolver robôs com inteligência artificial (Chatbots) e integrá-los ao WhatsApp com WhatsApp Business API.
  • Auxiliar seus usuários e clientes provendo serviços inteligentes (Chatbots) integrados com seus sistemas: CRM, ERP, E-commerce e outros.

Promovendo o WhatsApp Business API como um canal de comunicação corporativa

Se você incluiu o WhatsApp nas comunicações da sua empresa, amplie isso em todos os seus canais on-line e off-line:

  1. Materiais impressos – informe sobre todos os materiais impressos da empresa que as pessoas podem entrar em contato com você no WhatsApp. Inclua seu telefone e seu WhatsApp em cartões de visita, banners, cartazes e folhetos para que todos saibam que você usa o WhatsApp para comunicações corporativas.
  2. Mídia Social – Mencione na descrição ou postagens que os clientes podem se comunicar com você através do WhatsApp.
  3. Assinatura de e-mail e boletim informativo – Além dos pontos anteriores, você pode promover a ferramenta de comunicação WhatsApp em um banner de assinatura de e-mail ou no boletim informativo.

Primeiros passos para usar o WhatsApp Business API:

Vamos conversar? Minha equipe e eu gostaríamos de te apresentar esta e outras inúmeras possibilidades para explorar o WhatsApp Business API e demais redes sociais. Tudo isto com possibilidade de aplicar Inteligência Artificial.

  • Você pode solicitar o acesso às APIs diretamente ao WhatsApp e requerer todo o processo de autorização ou
  • Você pode ser auxiliado pela equipe da Cedro a obter as autorizações e acelerar seu projeto com a tecnologia People.

Sobre o People – Crie uma conta no People e inicie a integração com o WhatsApp Business API e demais redes:

People é uma plataforma de Bots (Chatbot) disponível em português e implementado pela Cedro Technologies em parceria com a Microsoft Brasil para a construção e gerenciamento de chatbots, conversas, serviços cognitivos e atendimento. A plataforma possibilita a integração em diversos canais como Facebook, Telegram, Messenger e dentre eles possibilitação a de Chatbot no WhatsApp.

Caso você esteja considerando integrar seus serviços ao WhatsApp, entre em contato com a nossa área de suporte comercial pelo comercial@cedrotech.com ou pelo 011 3014 0200 ou ainda pelo WhatsApp+55 34 9 9876 9980 

* As APIs do WhatsApp Business são providas por parceiros oficiais do WhatsApp Business, como a 360 Dialog, já integrada ao People.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador interagindo com inteligência artificial
Conheça as aplicações e vantagens dos chatbots no setor público ...
Desenho de robô com símbolos de rede ao seu redor
O que os chatbots significam para as empresas? ...
Mulher usando headset e utilizando o computador
Tempo médio de atendimento: o que é e como calcular. ...